Orquestra Sinfônica da USP faz concerto na Sala São Paulo

Apresentação será neste sábado, às 21 horas; antes, na sexta-feira, às 12h30, haverá ensaio aberto na USP

04/06/2018 - Publicado há 6 anos
Com regente e solistas alemães, a Orquestra Sinfônica da USP apresentará, neste sábado, obras de Maurice Ravel, Dmitri Shostakovich e Igor Stravinsky – Foto: Divulgação / Osusp

Neste sábado, dia 9, às 21 horas, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) realiza mais um concerto na Sala São Paulo. No espetáculo, que terá a regência do alemão Stefan Geiger e solo do violoncelista Benedict Kloeckner, também alemão, a orquestra apresentará ao público um repertório inteiramente dedicado ao século 20, com composições de Maurice Ravel (Suíte Ma Mere L’Oye), Dmitri Shostakovich (Concerto para Violoncelo Nº 1 em Mi Bemol Maior Op.107) e Igor Stravinsky (Suíte Pulcinella).

O regente Stefan Geiger (à esquerda) e o instrumentista Benedict Kloeckner – Foto: Divulgação Osusp

O evento é parte da Série Sala São Paulo, sequência de oito concertos com repertório que inclui obras de compositores como Claude Debussy, Franz Schubert, Heitor Villa-Lobos, Igor Stravinsky, Joseph Haydn, Ludwig Van Beethoven, Maurice Ravel, Robert Schumann e Wolfgang Amadeus Mozart.

Assim como todas as apresentações da Série, o concerto deste sábado será precedido de um ensaio gratuito e aberto ao público, a ser realizado no auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP, na Cidade Universitária, na sexta-feira, dia 8, às 12h30.

Stefan Geiger é diretor musical da Orquestra Sinfônica do Paraná desde 2016. Vencedor de várias competições internacionais – como o Concurso Internacional do Festival de Música de Toulon, em 1989, e o Festival Primavera de Praga, em 1992 -, em 1996 tornou-se diretor artístico da Landesjugendorchester, de Bremen, na Alemanha. Já regeu a Orquestra do Festival de Schleswig-Holstein, o Ensemble Resonanz, a Würzburger Philharmoniker e a Nürnberger Symphoniker, entre outros conjuntos.

Benedict Kloeckner é um dos mais promissores violoncelistas da Alemanha, tendo atuado com orquestras como a Royal Philharmonic Orchestra, a German Radio Philharmonic, a NDR and Leipzig Radio Symphony Orchestra e a Kremerata Baltica. Tem se apresentado constantemente na
Europa, Estados Unidos da América e América do Sul, em espaços como: Carnegie Hall, Berlin Philharmonic Hall, Concertgebouw, Barbican, Caldor e Wigmore Hall. Desde 2014 é diretor artístico e fundador do International Music Festival Koblenz. Kloeckner toca em um violoncelo italiano de Francesco Rugeri (Cremona, 1680), gentilmente cedido pela Deutsche Stiftung Musikleben.

Além de atuar como solista no concerto da Osusp deste sábado, Kloeckner dará uma masterclass na USP nesta quarta-feira, dia 6 (leia mais sobre a masterclasse de Benedict Kloeckner neste link).

Os ingressos para o concerto da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) na Sala São Paulo, neste sábado, custam de R$ 30,00 a R$ 50,00 e podem ser obtidos neste link ou pelo telefone (11). 4003-1212. A Sala São Paulo está localizada na Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas neste site. O Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP fica na Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 310, na Cidade Universitária, em São Paulo. Mais informações sobre Osusp podem ser obtidas neste site ou pelo telefone (11) 3091-3000. A programação completa da temporada de concertos de 2018 da Osusp está disponível neste link.