Missão Tess: para que encontrar tantos planetas fora do sistema solar?

Projeto Tess quer identificar pelo menos 50 exoplanetas rochosos para que suas atmosferas sejam analisadas pelo Telescópio James Webb

 25/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 08/12/2018 as 21:23

Missão Tess – Ilustração: Nasa

A Nasa, Agência Espacial Americana, lançou no último mês o satélite Tess – Transiting Exoplanet Survey Satellite, mais uma missão que tem como objetivo buscar planetas em outros sistemas além do nosso.

A descoberta desses chamados exoplanetas já avançou bastante, com diversos sendo identificados. Na coluna Entender Estrelas desta semana, o professor João Steiner pergunta por que afinal temos interesse em encontrar tantos planetas assim? Além disso, o astrofísico da USP explica de que forma estes objetos podem ser identificados a partir das estrelas próximas a eles, sabendo que, durante sua missão, o Tess pesquisará 200 mil estrelas, incluindo as mais brilhantes em nossos sistemas locais.

Ouça a coluna na íntegra no player acima.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.