Quando o xixi na cama durante a noite torna-se um problema

Médico do HC fala sobre enurese noturna, distúrbio que causa micção involuntária em crianças

 24/05/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

 

É normal que as crianças até certa idade façam xixi na cama, pela falta de controle da micção. No entanto, em certos casos pode tratar-se de um transtorno conhecido como enurese noturna. Roberto Iglesias Lopes, médico assistente ligado à unidade de uropediatria da Divisão de Urologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, relata que a doença é ”uma micção involuntária que ocorre durante a noite”. De acordo com ele, o normal é que crianças a partir de cinco anos já consigam controlar a urina, e a partir dessa idade os pais devem ficar mais atentos.

Uma criança adormecida – Foto: Alessandro Zangrilli via Wikimedia Commons / Domínio público

O especialista explica que a doença tem três principais causas: a imaturidade neurológica, o baixo índice do hormônio vasopressina durante a noite, e um problema na capacidade da criança de acordar quando está com a bexiga cheia. Sobre as faixas etárias que mais sofrem com a enurese, ele conta: ”Cinco a dez por cento das crianças com sete anos e cerca de um por cento dos adolescentes com quinze anos apresentam o distúrbio”.

O tratamento consiste em algumas medidas comportamentais, como aumentar a ingestão de água durante o dia e limitá-la à noite, fazer micções diurnas regulares a cada três horas e eventualmente acordar a criança durante o sono para ir urinar. De acordo com o professor, existem dispositivos que grudam no pijama da criança e emitem alarmes sonoros quando a micção ocorre. O especialista ainda aconselha os pais a procurarem um médico ”se a enurese começar a causar impacto na qualidade de vida do paciente”. Isso porque o transtorno tende a acabar espontaneamente.

Confira a matéria completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.