Picada de carrapato pode causar alergia à carne

Ele repassa um carboidrato que não é produzido pelo corpo humano e ocorre reprogramação do sistema imunológico

 16/05/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP
Carrapato estrela – Foto: CDC/ Dr. Christopher Paddock/ James Gathany via Wikimedia Commons

O carrapato estrela solitário é nativo do Texas, nos Estados Unidos, e pica animais e pessoas sem causar dor, podendo ficar até uma semana grudado à vítima sugando seu sangue sem ser percebido. Porém, o carrapato provoca uma doença bizarra: a alergia à carne.

Por motivos desconhecidos, a picada desse carrapato reprograma o sistema imunológico humano e ataca o carboidrato alfa-gal presente na carne de boi e de porco. Isso significa que, se o infectado comer esses tipos de carne, terá uma reação alérgica violenta.

 A  professora Luiza Karla de Paula Arruda, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, explica que o carrapato repassa para o nosso organismo um carboidrato que não produzimos, por isso ocorre a reprogramação do sistema imunológico.

Os casos eram restritos ao Texas, mas agora o carrapato-estrela está se espalhando pelos EUA. De acordo com a professora, além dele se espalhar facilmente, já existe, inclusive no Brasil, um carrapato da mesma família com a mesma atuação, que está presente principalmente na região sul do país.

Ouça a entrevista no link acima.  

Por: Vitor Neves


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.