USP assina acordo com universidade norte-americana

Foram assinados convênios de cooperação internacional, de dupla titulação e de intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes e membros da equipe técnica-administrativa.

08/12/2011 - Publicado há 12 anos
(da esq. p/ dir.) O pró-reitor de pós-graduação, Vahan Agopyan, e o secretário de educação do estado de Massachusetts, Paul Reville

Na tarde de 6 de dezembro, no Instituto Oceanográfico (IO), foi realizada uma cerimônia para assinatura de acordos e convênios entre a USP e a University of Massachusetts Dartmouth (UMass Dartmouth), dos Estados Unidos. Foram assinados três documentos: um acordo de cooperação entre a Universidade e a UMass Dartmouth; um convênio acadêmico internacional para dupla titulação de Doutorado em Oceanografia entre o Instituto Oceanográfico e a Escola de Ciências Marinhas e Tecnologia daquela Universidade; e um convênio para intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes e membros da equipe técnica-administrativa.

Antes da assinatura do acordo e dos convênios, os representantes da University of Massachusetts DartMouth e da USP falaram sobre as suas instituições. Na ocasião, o reitor da universidade americana, Steven Lohrenz, destacou que a assinatura “representa os esforços combinados de muitos indivíduos de ambas as instituições”.

O diretor do IO, Michel Michelovitch de Mahiques, agradeceu aos professores e funcionários da Unidade e da CCInt pela viabilização do convênio. Em sua fala, o pró-reitor de pós-graduação, Vahan Agopyan, reforçou como é importante para a USP estabelecer cooperação e convênio com outras Universidades. Ele destacou também o fato de o Brasil ser um lugar propício para o estudo da oceanografia pelo tamanho de sua costa – o país possui um litoral com 7.367 km, porém o contorno da costa aumenta para 9.200 km se forem consideradas as saliências e reentrâncias do litoral; e ainda lembrou do novo navio do IO, o Alpha Crucis, que está sendo reformado.

O primeiro acordo é de cooperação geral, que futuramente pode dar origem a outras atividades entre as diferentes Unidades, como, por exemplo com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e seu Centro de Estudos Portugueses, já que no estado de Massachusetts tem uma grande população lusófona: de portugueses, brasileiros e cabo-verdianos e, por consequência, existem muitos alunos da UMass Dartmouth que falam português.

O diretor do IO, Michel Michelovitch de Mahiques, assina convênio que formaliza cooperação existente com a UMass Dartmouth

O convênio acadêmico, que foi a segunda assinatura do dia, já existe informalmente há dez anos, de acordo com o diretor do IO. “[A assinatura veio para] Consolidar uma cooperação que já existia informalmente e ampliar o horizonte dos alunos”, ressaltou. A dupla titulação permitirá que estudantes de Doutorado de cada instituição possa participar do programa do outro, sendo co-orientado por dois professores, um de cada instituição, obtendo ao final do curso dois diplomas.

Por último, foi assinado o convênio para intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes e membros da equipe técnica-administrativa, visando ao desenvolvimento e a cooperação acadêmica. Este convênio prevê que além dos 200 alunos de graduação e 130 de pós-graduação; os 45 professores e 250 funcionários do IO possam conhecer e trocar experiências com os seus pares na universidade dos EUA.

Parte da delegação da UMass Dartmouth com professores da USP

Estado de Massachusetts no Brasil

O estado de Massachusetts veio ao Brasil com uma delegação composta de 55 representantes de universidades, instituições de pesquisa, empresas e autoridades governamentais, com o objetivo de prospectar parcerias entre este estado e São Paulo, em especial nas áreas de negócios ligados a tecnologia e inovação.

Na USP, Além do IO, a delegação visitou a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), localizado dentro da Cidade Universitária no Butantã – vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, e a Faculdade de Medicina.

(Fotos: Ernani Coimbra)