Alunos do Reino Unido fazem intercâmbio em universidades paulistas

Em sua primeira edição, o Programa Top UK-Brasil promove o intercâmbio de estudantes e pesquisadores dos dois países durante 15 dias.

Em sua primeira edição, o Programa Top UK-Brasil, financiado pelo Santander Universidades em parceria com cinco grandes universidades paulistas, promove o intercâmbio de estudantes e pesquisadores dos dois países

Responsável pela coordenação acadêmica, A USP elaborou o conteúdo que será desenvolvido pelas cinco universidades conveniadas: USP, Unesp Unicamp, ESPM e FGV

A comitiva de 45 alunos e professores britânicos foi recepcionada em cerimônia que aconteceu no dia 17 de outubro, na sede do grupo Santander em São Paulo. O grupo participa da etapa brasileira do Programa Top UK-Brasil, um intercâmbio de 15 dias em algumas das principais universidades do estado de São Paulo.

“O Brasil está sendo cada vez mais o foco das atenções por ser parte do grupo de países emergentes que ficou conhecido como Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e também por ser o placo de dois grandes eventos esportivos nos próximos cinco anos: a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos”, lembrou o cônsul geral adjunto do Consulado Geral Britânico em São Paulo, Richard Turner.

Durante os 15 dias de intercâmbio, os ingleses terão a oportunidade de aprender noções básicas da língua portuguesa, ter aulas sobre a política e a economia do país, visitar pontos turísticos e experimentar um pouco da cultura brasileira. Assim, o Programa cumpre seu principal objetivo que é o de “contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, agregando conhecimento e valores de vida”, diz o superintendente do Santander Universidades, Afrânio Pereira.

Em seu discurso, o reitor João Grandino Rodas concordou que “programas como o Top UK-Brasil contribuem muito para aumentar a compreensão cultural do mundo, o que é muito importante, pois, a partir do momento em que conhecemos os outros, temos mais confiança, mais amizade e o mundo se torna um lugar mais pacífico. A compreensão é a base para tudo”.

Programa Top UK-Brasil

Nessa primeira edição, as duas etapas do Programa Top UK-Brasil estão acontecendo simultaneamente: enquanto a comitiva britânica desembarca no Brasil para o intercâmbio, a comitiva brasileira, composta por 22 alunos e pesquisadores das universidades parceiras, é enviada à Inglaterra para realizar visitas e ter aulas nas universidades de Surrey e City Of London.

Assim como o Top China, o Top España e o Top USA, o Top UK-Brasil, é um programa de mobilidade internacional que faz parte do Plano de Apoio à Educação Superior (PAES), financiado pelo Santander Universidades. Além da bolsa de estudo, o Programa oferece as passagens aéreas de ida e volta, traslados, alimentação e hospedagem.

(Fotos: Ernani Coimbra)