USP tem bolsa de pós-doutorado na área de eficiência energética

A bolsa abordará questões sobre o uso racional da energia e energias renováveis para enfrentar a escassez em SP

 07/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 08/05/2018 as 10:22
Bolsa é para atuar na área de Eficiência Energética de São Paulo e cidades que compõem a metrópole – Foto: The Photographer via Wikimedia Commons / CC BY-SA 4.0

O Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, em São Paulo, está recrutando candidatos para uma bolsa de pós-doutorado da Fapesp para a área de Eficiência Energética. A vaga está vinculada ao projeto Governança ambiental da macrometrópole paulista face à variabilidade climática.

O intuito da pesquisa é fazer uma análise da forma como a energia é utilizada e sobre o conceito de energias renováveis para combater a escassez, passando por questões como a governança socioambiental, serviços ecossistêmicos e a vulnerabilidade de São Paulo quando se trata de instabilidade climática.

As atividades desenvolvidas passam pelas etapas de balanço energético do sistema de recursos hídricos da macrometrópole paulista; diversificação da oferta energética com a ampliação de fontes renováveis através da gestão descentralizada e geração distribuída, e medidas para o aumento da eficiência energética; levantamento das informações em cada uma das 173 prefeituras da macrometrópole paulista; papel dos governos locais como gestores do uso dos recursos energéticos e o desenvolvimento das energias renováveis; seminários acadêmicos; e elaboração de propostas de governança energética.

Para participar da bolsa interdisciplinar, é necessário ter formação como doutor na área de engenharia, ciências humanas ou sociais, morar em São Paulo e disponibilidade para início imediato, além de alguns requerimentos desejáveis, como fluência em inglês e espanhol.

Os interessados devem enviar o currículo juntamente com carta de apresentação, carta de motivação e duas cartas de referência para o professor Celio Berman pelo e-mail  cbermann@iee.usp.br, com cópia para prjacobi@gmail.com. Para mais informações sobre o calendário e processo de seleção, acesse o site da Fapesp. As inscrições devem ser realizadas até o dia 11 de maio.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.