Morre José Lauro de Araújo Ramos, Professor Emérito da Medicina

Especialista em prematuros, professor foi o primeiro titular de Pediatria Neonatal pela FMUSP

 16/04/2018 - Publicado há 6 anos
José Lauro Araújo Ramos, pioneiro da pediatria em recém-nascidos – Foto: Divulgação/FMUSP

Morreu nesta segunda-feira, 16 de abril, José Lauro Araújo Ramos, Professor Emérito da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

O professor José Lauro graduou-se em Medicina pela FMUSP na 45ª turma, em 1954, tendo realizado a seguir residência médica no Hospital das Clínicas (HC) até 1956. Especializou-se em prematuros na França. Foi o primeiro professor titular de Pediatria Neonatal pelo Departamento de Pediatria da FMUSP, importante referência de conhecimento científico em Pediatria, pesquisador e pioneiro no desenvolvimento da Neonatologia no departamento e no Brasil.

Em 1990, assumiu o cargo de professor titular da disciplina de Pediatria Neonatal no Departamento de Pediatria da FMUSP, após concurso público.

Participou ativamente na constituição e desenvolvimento da Comissão de Bioética Institucional do Instituto da Criança do HC. Além da Comissão Institucional, participou do Departamento de Bioética da Sociedade de Pediatria de São Paulo por um longo período e gestões, tendo contribuído para a elaboração de pareceres e recomendações referentes à conduta ética frente a situações de conflito na área pediátrica, especialmente a perinatal.

Ao longo de suas atividades acadêmicas no Departamento de Pediatria, também exerceu cargos administrativos, como a chefia do Berçário Anexo à Maternidade do Hospital das Clínicas e de diretor do Serviço de Pediatria Neonatal do Instituto da Criança.

Uma edição especial do boletim do Instituto da Criança (ICr), do HC, relembra sua trajetória.

Com informações da Assessoria de Comunicação da FMUSP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.