Professores da USP são reeleitos como membros da diretoria da Academia Brasileira de Ciências

16/04/2010 - Publicado há 14 anos

Os professores Hernan Chaimovich Guralnik e Adolpho José Melfi foram reeleitos como membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), para continuar à frente da entidade nos próximos três anos. A Assembleia Geral Ordinária da Academia foi realizada no dia 13 de abril e a posse dos membros para o novo mandato se dará em uma sessão solene durante a Reunião Magna da ABC, na sede da entidade, entre os dias 3 e 5 de maio.

Fundada em 1916, no Rio de Janeiro, a ABC tem desempenhado papel importante em atividades ligadas à ciência, como ao influenciar a criação de diversas instituições e publicações científicas, desenvolver programas e eventos científicos, estabelecer convênios internacionais e disponibilizar recursos para a sociedade acadêmica.

Hernan Chaimovich Guralnik, que ocupará a Vice-Presidência da entidade, é professor titular do Instituto de Química da USP. É presidente da InterAmerican Network of Academies of Science, membro do Conselho Editorial de Ciência e Cultura (SBPC), do Instituto de Estudos Avançados da USP e do Electronic Journal of Biotechnology. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase

em Físico-Química Orgânica, estudando Sistemas Biomiméticos, em particular estrutura de micelas e vesículas, catalise micelar e enzimática.

Adolpho José Melfi será o vice-presidente regional de São Paulo. Melfi, que foi reitor da USP no período de 2001 a 2005, é professor titular da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). É membro da Academia de Ciências da América Latina, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academie d’Agriculture de France e da Académie des Sciences d’Outre Mer, na França. Foi pró-reitor de Pós-Graduação da USP, de 1994 a 1997, e vice-reitor de 1997 a 2001. Desde 2007, é diretor do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina da Fundação Memorial da América Latina.

Mais informações podem ser obtidas no site www.abc.org.br

(Com informações da Agência FAPESP)