USP tem novos pró-reitores

23/02/2010 - Publicado há 14 anos     Atualizado: 25/04/2018 as 10:29

Foram homologados hoje, dia 23 de fevereiro, em sessão do Conselho Universitário, os nomes dos novos pró-reitores da Universidade de São Paulo (USP). São eles: Marco Antonio Zago, pró-reitor de Pesquisa; Maria Arminda do Nascimento Arruda, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária; Telma Maria Tenório Zorn, pró-reitora de Graduação, e Vahan Agopyan, pró-reitor de Pós-Graduação. Os novos dirigentes assumem os cargos a partir desta terça-feira.

Marco Antonio Zago possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP), mestrado em Clínica Médica e doutorado em Clinica Médica pela mesma Faculdade. É professor titular de Clínica Médica da FMRP desde 1990 e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. No período de 2007 a janeiro de 2010, foi presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia. Desenvolve pesquisas focalizadas em bases moleculares das neoplasias e células-tronco adultas, em especial células-tronco hematopoéticas e células-tronco mesenquimais. É o coordenador do Centro de Terapia Celular de Ribeirão Preto, foi presidente e diretor científico da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto e diretor clínico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.

Maria Arminda do Nascimento Arruda possui graduação em Ciências Sociais pela USP, mestrado e doutorado em Sociologia. Obteve o título de livre-docente em 2000. Desde 2005, é professora titular do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Na Unidade, foi representante da Congregação junto ao Conselho Universitário, chefe do Departamento de Sociologia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, além de membro do Conselho Técnico Científico junto à Capes como representante da área de Ciências Humanas. Na Capes, coordena, desde 1997, a área de Sociologia e Ciências Sociais. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura — literatura, artes, pensamento social, história intelectual e meios de comunicação de massa — e em teoria sociológica.

Telma Maria Tenório Zorn é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas. Obteve os títulos de doutora em Ciências (Histologia) em 1977 e de livre-docente em 1990. Desde 1994, é professora titular do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), onde atua junto ao Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento. No ICB, exerceu as funções de vice-chefe e chefe do Departamento, vice-presidente e presidente da Comissão de Pós-Graduação e presidente da Comissão de Pesquisa, além de vice-diretora do Instituto no período de 1997 a 2001. Atua na área de Morfologia com ênfase em Biologia Celular e Tecidual. Desenvolve pesquisas na área da Biologia da Reprodução e Matriz Extracelular. Atua ainda na formação de estudantes de graduação, particularmente no curso de Medicina e de Ciências Moleculares. Desenvolve colaboração científica com diversos grupos no Brasil e no exterior.

Vahan Agopyan é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica (EP), mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis e doutor em Engenharia Civil pela University of London King´s College. Desde 1994, é professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil da EP. É vice-presidente do International Council for Research and Innovation in Building and Construction, membro do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), presidente do Conselho de Superior do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e conselheiro de instituições como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Foi diretor da EP (2002 a 2006), diretor-presidente do IPT (2006 a 2008), além de coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria do Desenvolvimento do Estado de São Paulo (2008-2009). Tem experiência na área de Construção Civil, com ênfase em Materiais e Componentes, atuando principalmente com materiais reforçados com fibras. Dedica-se aos estudos da qualidade e sustentabilidade da Construção Civil.

(Fotos: Ernani Coimbra)