Energia elétrica pré-paga pode ser boa para consumidor

Para Goldemberg, sistema é vantajoso, com maior transparência na cobrança e melhor controle no consumo

 16/03/2018 - Publicado há 6 anos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está realizando uma consulta pública (disponível até 19 de março) sobre o pré-pagamento da energia elétrica. Segundo a proposta, os consumidores passariam a contar com uma nova modalidade de pagamento da energia a ser consumida, nos mesmos moldes do que acontece com os telefones celulares.

Embora órgãos de defesa do consumidor questionem a medida, afirmando que o fornecimento de eletricidade é essencial e, portanto, não poderia ser cortado, o professor José Goldemberg explica que isso já é feito em vários países e traz vantagens tanto para o consumidor quanto para as empresas de energia.

Ouça o comentário dele, clicando no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.