Evento da USP e da Fapesp discute os benefícios da laranja na saúde

Estudiosos nacionais reúnem-se com europeus para debater tendências e avanços científicos na área dos cítricos

 16/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 14:54
Por
Laranja – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

.
Nos dias 22 e 23 de março, o Centro de Pesquisa em Alimentos
Food Research Center (FoRC), sediado na USP em São Paulo, e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), promovem o primeiro Simpósio Internacional Compostos Bioativos de Citrus e Benefícios à Saúde. O evento será na capital paulistana e reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros para mostrar tendências e avanços científicos dos estudos acerca da influência do consumo de citrus na alimentação e saúde humana.

Francisco Tomás Barberán, do Centro de Edafología y Biología Aplicada del Segura (CEBAS-CSIC) na Espanha, e Paul Kroon do Quadram Institute, no Reino Unido, discutirão sobre efeitos dos polifenóis da laranja na saúde. O pesquisador Dragan Milenkovic, do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), da França, vai falar sobre a relação entre suco de laranja e doenças cardiovasculares; “Flavonoides de Citrus e função cognitiva”, por sua vez, será o tema da palestra de David Vauzour, da University of East Anglia, também do Reino Unido.

A professora Neuza Hassimotto, pesquisadora do FoRC e organizadora do evento lembra que, a laranja, uma das frutas cítricas mais consumidas pelos brasileiros, além de ser fonte de vitamina C, possui compostos bioativos, tais como os flavonóides, que estão relacionados à promoção à saúde e redução do risco de desenvolvimento de doenças como diabetes e problemas cardiovasculares, e ressalta a importância do encontro.

“Sediar um evento como este é muito importante visto que há diversos pesquisadores no FoRC estudando os efeitos desses compostos bioativos na saúde humana, como os professores Franco Maria Lajolo e Thomas Ong da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.”, completa

O simpósio contará com a presença de outros pesquisadores renomados da USP vindos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), da Faculdade de Saúde Pública (FSP) e da Faculdade de Medicina (FMUSP), além de instituições, como a Unicamp Unesp em Araraquara, Unesp em Botucatu, Bernadette Gombossy de Melo Franco, diretora do FoRC responsável pela abertura do evento.

Serviço

I Simpósio Internacional Compostos Bioativos de Citrus e Benefícios à Saúde
Data: dias 22 e 23 de março, das 8 às 17 horas (1º dia) e das 9 às 16 horas (2º dia)
Endereço: Hotel Marksoud Plaza (Alameda Campinas, 150, Jardim Paulista, São Paulo)
As inscrições devem ser feitas através do link
Vagas limitadas a 150 pessoas
O evento tem o apoio do Brasil International Life Sciences Institute (ILSI), da Fundecitrus e CitrusBR.
Sua programação completa pode ser encontrada no site


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.