USP terá acesso direto ao Novo Portal de Periódicos da Capes

22/12/2009 - Publicado há 14 anos

A comunidade acadêmica da USP terá acesso direto ao sistema do novo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Desde o dia 21 de dezembro, os usuários que digitarem o endereço www.periodicos.capes.gov.br terão acesso direto à página do novo Portal. Antes, o acesso era feito por meio de um banner, publicado na página da Capes e na versão anterior do site do Portal de Periódicos.

Em todo o Brasil, 11 instituições serão as primeiras a acessar o novo site, além da USP: as Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Goiás (UFG), de Minas Gerais (UFMG), de Pernambuco (UFPE), do Pará (UFPA), de Santa Catarina (UFSC), do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Brasília (UnB), a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

O novo Portal de Periódicos incorpora todas as funcionalidades da versão anterior – como a busca por título ou base de dados – e oferece também novos recursos. Um dos destaques é a ferramenta de busca integrada no acervo por meio de uma consulta por autor, assunto ou palavra-chave. Outra novidade é a personalização do acesso ao conteúdo científico e informativo disponível no site.

O portal é resultado de um projeto realizado pela Capes em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O desenvolvimento do site contou com a colaboração da comunidade acadêmica das doze instituições de ensino e pesquisa, que agora terão acesso direto ao novo Portal. O sistema foi lançado oficialmente no último dia 11 de novembro, durante o nono aniversário do Portal de Periódicos.

(Com informações da Coordenação Geral do Portal de Periódicos da Capes)