Evento na Saúde Pública discute desafios da Década da Nutrição

Seminário debate saúde e políticas públicas na perspectiva da Década da Nutrição (2016-2025) proposta pela ONU

09/03/2018 - Publicado há 6 anos
Faculdade de Saúde Pública da USP – Foto: Francisco Emolo/USP Imagens

Aproximadamente uma em cada três pessoas sofre de pelo menos uma forma de má-nutrição – desnutrição, deficiência de micronutrientes, sobrepeso ou obesidade – e uma grande parcela da população mundial é afetada por doenças não transmissíveis relacionadas à dieta. A má-nutrição é origem de sérios e duradouros problemas na saúde e no bem-estar, vividos tanto pelos indivíduos e suas famílias, como pelas comunidades e pelos países.

É neste cenário que a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP organiza o seminário Políticas Públicas voltadas aos problemas epidemiológicos e aos desafios da Década de Ação da Nutrição. No dia 14 de março, a partir das 9 horas, serão debatidos o cenário epidemiológico, as políticas públicas e as perspectivas em relação às metas da Década da Nutrição no contexto brasileiro.

O período de 2016 a 2025 foi proclamado Década de Ação em Nutrição pela Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de contribuir para o alcance das metas relacionadas à nutrição dentro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (agenda 2030). A iniciativa convida os países a firmarem o compromisso quanto à realização de ações em diferentes frentes no sentido de reverterem esse cenário, posicionamento já assumido pelo Brasil.

O seminário conta com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEU) da USP e ocorrerá no Anfiteatro João Yunes, no prédio da FSP, na Av. Dr. Arnaldo, 715. O evento é gratuito, porém há necessidade de inscrição, que deve ser feita na página da FSP.

Programação:

Políticas Públicas voltadas aos problemas epidemiológicos e aos desafios da década de Ação da Nutrição

Mesa de Abertura:

• Carlos Augusto Monteiro – USP

Palestra – Política Pública e saúde no Brasil

• Gastão Wagner de Sousa Campos – Unicamp

Palestra – A formação de pós-graduação em Saúde Coletiva

• Guilherme Loureiro WerneckUERJ

Palestra – Cenário epidemiológico brasileiro

• Rosely Sichieri –Universidade Estatual do Rio de Janeiro

Coffee break

Palestra – A Década de Ação da Nutrição

• Fábio da Silva Gomes (a confirmar) – Opas

Mesa-redonda: Desafios da Década de Ação da Nutrição

• Kamila Gabe – representação discente – USP
  • Sonia Venâncio – USP
  • Carlos Augusto Monteiro – USP

Programação sujeita a alterações. O evento será transmitido ao vivo pelo IPTV USP.

Mais informações:e-mail fsp@usp.br