Cidades do interior crescem mais do que capitais

Luciano Nakabashi fala sobre municípios de regiões metropolitanas e do interior que se destacam no crescimento econômico

 28/02/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna “Reflexão Econômica” desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre o desenvolvimento econômico de alguns municípios em 2017. Ao comparar dados de 2011 aos de 2017, de municípios com cerca de 150 mil habitantes, o professor diz que foi constatado que alguns, no Estado de Goiás, foram os que tiveram maior destaque no quesito “agrícola”.

Nakabashi diz, ainda, que, no Estado de São Paulo, o interior vem crescendo mais do que a região metropolitana. “O crescimento no Estado de São Paulo se destaca principalmente pela região de Campinas; nela, entre os municípios que mais crescem, está Indaiatuba”.

Na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, Taboão da Serra e Cotia se destacam. Essas cidades são mais pobres e acabam tendo um menor custo de vida. Por outro lado, diz o professor, municípios mais tradicionais são os que menos crescem no Estado, como, por exemplo, São Caetano do Sul, Santo André, Santos, próximos à capital, e Marília e Franca, mais distantes. Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Luciano Nakabashi.

Por: Thainan Honorato


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.