Historiador aborda as origens da música afro-brasileira

África central foi a região que mais influenciou as tradições musicais brasileiras, diz pesquisador na Rádio USP

 27/02/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP
Em Pernambuco surgiram o primeiro folguedo e o primeiro ritmo afro-brasileiros: a congada e o maracatu. Na foto, cortejo de Maracatu Nação, no Recife – Foto: Antônio Cruz/ABr / Agência Brasil via Wikimedia Commons / CC BY 3.0 br

A África central foi a região que mais influência exerceu sobre a formação da música afro-brasileira. Foi o que afirmou, em entrevista no programa Via Sampa, da Rádio USP (93,7 MHz), o historiador e músico Rafael Galante, que atualmente faz doutorado sobre o tema no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Galante dará curso neste mês sobre o mesmo tema na Casa Museu Ema Klabin. A entrevista foi ao ar no dia 27 de fevereiro de 2018.

O programa Via Sampa vai ao ar diariamente, ao meio-dia, pela Rádio USP, com produção de Heloisa Granito e apresentação de Miriam Ramos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.