Pró-Reitora premia melhores trabalhos do Programa de Pré-Iniciação Científica

 29/10/2009 - Publicado há 14 anos
Por

A Universidade de São Paulo e a Secretaria Estadual de Educação vão premiar os melhores trabalhos de pesquisa realizados por alunos do ensino médio da rede pública, que participaram do primeiro ciclo do Programa de Pré-Iniciação Científica, realizado nos campi da USP. 

Durante um ano, 380 estudantes selecionados pela Secretaria da Educação receberam bolsa de estudo e desenvolveram atividades de pesquisa nos laboratórios da Universidade de São Paulo, nas áreas de ciências exatas, humanas, biológicas e agrárias. No dia 29 de outubro, a partir das 9h30, no Centro de Convenções Rebouças, haverá exposição dos trabalhos na forma de pôsteres e discussão com os autores dos trabalhos pré-selecionados. Ao final, serão premiados os 8 melhores trabalhos de pesquisa, ou seja, o primeiro e o segundo colocados de cada área. 

A pró-reitora de Pesquisa da USP, Mayana Zatz, afirma que o objetivo foi dar a oportunidade aos alunos de vivenciar o ambiente universitário, participar de projetos de pesquisa, desenvolver o espírito crítico e a curiosidade científica. “Os depoimentos dos alunos, ao encerrar o primeiro ano, mostram que os resultados foram além do esperado. Muitos já se sentiam premiados por terem sido selecionados para participar do projeto. Eles se sentem mais confiantes e preparados para enfrentar novos desafios. Segundo eles, estar na Universidade lhes permitiu enxergar e traçar novos horizontes. Aguçou-lhes o prazer

em aprender. Aproximou sonho de realidade. Eles agora acreditam que poderão fazer parte de uma universidade como a USP, uma meta que antes parecia inatingível”, completou.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Faculdade de Medicina) 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.