Novo Carnaval: as transições das formas de comemoração da festa paulistana

O Professor Alberto Ikeda, especialista em MPB, comenta as transformações nas formas de se pular Carnaval na capital paulista

 09/02/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Apesar da crescente procura pelo Carnaval de rua paulistano nos últimos anos, os sambódromos permanecem cheios e atraindo foliões para os desfiles de proporções gigantescas. O que mudou, então, nas formas de celebração dessa festa brasileira por excelência?

Professor especialista em música popular da Escola de Comunicações e Artes da USP, Alberto Ikeda, aponta que o Carnaval paulistano passa por transformações há uma década através do interesse pela ocupação do espaço público. Segundo Ikeda, essa transição pode ser constatada ao notar que, no Rio de Janeiro e São Paulo, na década de 1970, os Carnavais eram comemorados em salões, cinemas desativados e clubes, em contraste com a comemoração em Recife e Salvador, por exemplo, onde esse caráter de ocupação das ruas sempre foi mantido.

O especialista ainda aborda o intercâmbio de blocos entre as cidades, sua visibilidade midiática e a pluralidade de estilos musicais encontrados nas comemorações hoje em dia.

Ouça a entrevista na íntegra no link acima.

.

Especial Carnaval 2018

veja todas as matérias
.

[catlist tags=carnaval2018 template=ultimas_publicacoes date=yes numberposts=-1 dateformat=’j/F/Y’ thumbnail=yes thumbnail_size=347,182 thumbnail_class=’list_category_post_ultimas_publicacoes’]

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.