Em São Carlos, USP é local de diversão para as crianças nas férias

Oficinas de teatro, dança, capoeira, xadrez foram algumas das atividades promovidas na Área 2 do campus

08/02/2018 - Publicado há 6 anos
Na oficina de aeronáutica, as crianças criaram foguetes utilizando garrafas pet – Foto: Suzana Xavier / PUSP-SC

Uma semana bastante agitada em plenas férias escolares na Área 2 da USP em São Carlos. Esse foi o cenário das tardes de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, quando o campus recebeu diariamente cerca de 100 crianças para atividades educativas e recreativas, como oficinas de teatro, dança, capoeira, xadrez, desenvolvimento social, conceitos de engenharia e reciclagem e cuidados com a saúde.

A aproximação da Universidade e da comunidade foi o principal objetivo do projeto Férias na USP com a ONG Formiga Verde, organizado conjuntamente pela Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC), pela organização não governamental (ONG) Formiga Verde e pela Aiesec, organização estudantil que recebe intercambistas para realização de trabalhos sociais.

Luís Fernando Lima Vieira, da Secretaria Acadêmica do curso de Engenharia Aeronáutica (SAAero) da USP, considera muito importante essa iniciativa. “A universidade não se resume ao ensino, é necessário retribuir de alguma forma à sociedade aquilo que ela está proporcionando: a universidade pública e gratuita. Então, levar o que aprendemos para essas crianças é muito importante, e eu acho que emociona a todos os alunos do campus.” Vieira foi um dos alunos coordenadores da oficina na área de aeronáutica, que encantou os participantes com a construção e o voo de foguetes produzidos por eles, utilizando garrafas pet.

Diversas organizações sociais foram parcerias no projeto – Foto: Suzana Xavier / PUSP-SC

A maioria das atividades foi coordenada por intercambistas da Aiesec vindos de países como Colômbia, Equador, Peru, Costa Rica e Turquia, além de brasileiros. Para Sara Daniela Garzon Bortoloti, ações como essa “abrem as portas para as crianças, mostrando que existe uma oportunidade de ingressarem em uma universidade, pois muitos deles nem sabiam o que é uma universidade. Além dessa quebra de paradigma e dos aprendizados adquiridos, elas têm contato com outras crianças e culturas”, ressalta.

Kellen Cristina Ramos Olegário e Lilian Cristina Gimenez, mães de crianças participantes do evento, também colaboraram de forma voluntária no desenvolvimento das atividades e afirmaram que é uma ótima iniciativa, pois tiram as crianças da rua.

Rodeney de Santi, da ONG Formiga Verde, destaca que essa foi a segunda oportunidade de realizarem um trabalho em parceria com a USP em São Carlos. “O objetivo dessas ações é estabelecer um relacionamento de mão dupla. Se, por um lado, a gente pode pensar que falta retorno da Universidade para a comunidade, uma vez que é mantida com o dinheiro público, há também a falta de disponibilidade da comunidade em se aproximar da Universidade. Iniciativas como essa buscam resolver essa questão”, afirmou.

Emanuela Pap da Silva, da Comissão Interna para Gestão da Qualidade e Produtividade – Subcomissão Inclusão Social – da PUSP-SC, também ressalta a importância dessa parceira com a ONG Formiga Verde e diz estar “muito satisfeita com os resultados obtidos com esta ação. Tentamos proporcionar experiências diversas e enriquecedoras para as crianças participantes. Iniciamos a articulação de uma rede de parceiros no Festival de Pipas, em agosto de 2017, e a fortalecemos com essa ação de férias. Continuaremos trabalhando para que esse canal aberto entre Universidade e comunidade cresça e se fortaleça ainda mais com parcerias e ações futuras”.

O projeto contou com a participação do Senac São Carlos, da Cia. Espelunca de Teatro, dos Doutores da Alegria do Programa de Voluntariado do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, além do apoio do grupo Faber-Castell Negócios Imobiliários e de comerciantes da cidade que contribuíram com o fornecimento de lanche para as crianças.

Suzana Xavier / Assessoria de Comunicação da PUSP-SC