Revista “Via Atlântica” aborda diferentes aspectos do poema

Periódico traz artigos sobre as literaturas africanas e análise de obras de João Cabral de Melo Neto

 09/01/2018 - Publicado há 6 anos
A última edição da revista Via Atlântica (número 32, 2017), publicação do Programa de Pós-graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, apresenta artigos e ensaios voltados para a “poesia no limite”.
O número traz amplas abordagens sobre a questão do poema, incluindo reflexões sobre alteridade, autoria e ficcionalização poéticas. Entre temas presentes, discute-se o estudo de Literaturas Africanas como uma forma expressão da educação libertadora no artigo Educação libertadora e (re)conhecimento do negro: a voz e a vez das literaturas africanas de língua portuguesa nas salas de aula.
Outro destaque é a análise de dois poemas de João Cabral de Melo Neto. São eles: O ovo da galinha, de 1961, e O ovo podre, publicado em 1985. O autor Éverton Barbosa Correia busca refletir sobre essas obras no texto intitulado Subjetividade e forma em dois poemas de João Cabral sobre o ovo.

A edição completa pode ser conferida no Portal de Revistas USP.

Mais informações: e-mail viaatlantica@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.