Atividade física deve ser feita apesar da falta de tempo

Especialista diferencia atividade física e exercício e recomenda pequenos hábitos para rotina mais saudável

 22/12/2017 - Publicado há 6 anos
Por

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015, revelam que 62,1% dos brasileiros acima dos 15 anos são sedentários, o equivalente a 100 milhões da população nessa faixa etária.

O professor da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, Julio Cerca Serrão, explica a diferença entre atividade física e exercício físico. Além disso, ele faz recomendações de pequenos hábitos que podem levar a uma rotina mais saudável.

O especialista esclarece que há níveis diferentes de sedentarismo e enfatiza: é preciso encaixar a atividade física e o exercício, mesmo com uma rotina sem tempo livre.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o nível recomendado é de, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade física vigorosa por semana.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.