Na FOB, reitora ministra a aula magna e inaugura obras

25/03/2009 - Publicado há 15 anos

A reitora da Universidade de São Paulo (USP), Suely Vilela, esteve no campus de Bauru, no dia 23 de março, para ministrar a aula magna aos alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB).

A aula aconteceu às 11h, no Teatro Universitário da FOB/USP, com o tema: “USP – Uma Universidade de Classe Mundial: cenário atual e perspectivas”. A reitora destacou que, para uma universidade ser considerada de classe mundial, deve ter atributos como excelência na pesquisa, liberdade na pesquisa, no ensino e de expressão, autonomia acadêmica, infraestrutura adequada, financiamento público, cosmopolitismo e diversidade.

Em seguida, Suely apresentou uma série de indicadores e projetos desenvolvidos na USP, como o incentivo ao estabelecimento de convênios internacionais, o aumento da produção científica da Universidade e os resultados do Programa de Inclusão Social (INCLUSP).

(da esquerda para direita) O diretor da FOB, Luiz Fernando Pegoraro; o vice-diretor da Unidade, José Carlos Pereira; a secretária-geral da USP, Maria Fidela de Lima Navarro; e a reitora Suely Vilela, no lançamento da pedra fundamental do CIP II (crédito da foto: Ernani Coimbra)

Após a aula magna, no período da tarde, a reitora da USP participou do lançamento da pedra fundamental do Centro Integrado de Pesquisa (CIP II) da FOB, localizado ao lado do prédio do CIP I.

O CIP é um centro multidisciplinar que desenvolve diversas linhas de pesquisa, reunindo professores de todos os departamentos da FOB, propiciando o estabelecimento de parcerias mais fortes das já existentes na faculdade. Por ser multidisciplinar, a ideia é que se transforme num centro de pesquisa de referência nacional e internacional.

Atualmente, estão sendo desenvolvidos trabalhos em biologia molecular, ensaios mecânicos, com professores das áreas de dentística, ciências biológicas, prótese, materiais dentários, endodontia, dentre outras.

Também, no período da tarde, foi inaugurada a reforma do Ginásio de Esportes do campus, com área de 1.800 m², onde, dentre outras melhorias, foi pavimentada a entrada principal, com remodelação paisagística da área frontal; e colocação de piso de madeira maciça, flexível e flutuante na quadra poliesportiva, desenvolvido para absorver o impacto nos saltos e quedas dos atletas.

(com informações de Marianne Ramalho, da Coordenadoria do Campus de Bauru)