USP Lectures aborda técnicas de aprendizagem e cursos MOOC

Especialista em aprendizagem e cursos a distância, Barbara Oakley realiza palestra e workshop na USP

 08/11/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 13:35
Por

Em novembro, a professora da Universidade de Oakland (EUA), Barbara Oakley, visita a USP e participa de atividades com alunos e professores sobre os temas Aprender a aprender e Criação de cursos a distância em formato MOOC (sigla em inglês para Massive On-line Open Course).

No dia 13, às 14h, Barbara ministrará a palestra Learning How to Learn, abordando assuntos como técnicas de aprendizagem, memória e estrutura mental. A palestra integra a série USP Lectures, da Pró-Reitoria de Pesquisa. No dia seguinte, 14 de novembro, a professora também participa do workshop Online teaching and learning and how to develop MOOCs, das 9h às 16h.

Os dois eventos são abertos, gratuitos e acontecem na Sala do Conselho Universitário, localizado na Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária, em São Paulo. Não é necessário realizar a inscrição previamente. Haverá transmissão on-line pela IPTV.

Barbara Oakley é professora de Engenharia e atua em múltiplas áreas de pesquisa, que vão desde o aprendizado STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) até práticas de aprendizagem. Autora de livros que abordam o aprendizado apresentado no MOOC, Barbara também é cocriadora e instrutora do popular curso Learning How To Learn: Powerful mental tools to help you master tough subjects (disponível no portal Coursera), visto por 1,8 milhão de pessoas, em mais de 200 países.

USP Lectures: o método etnográfico

Também da série USP Lectures, no dia 21 de novembro, às 14h, o professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), Gabriel de Santis Feltran, ministra a palestra O método etnográfico nos estudos sobre violência e criminalidade: resultados obtidos e perspectivas.

Gabriel Feltran, autor de Fronteiras de Tensão: Política e Violência nas Periferias de São Paulo, atualmente pesquisa as dinâmicas sociais, políticas e de mercado nas periferias urbanas, a partir da perspectiva de grupos marginalizados e do “mundo do crime” em São Paulo. É, também, coordenador do NaMargem – Núcleo de Pesquisas Urbanas, que integra os projetos As Margens da Cidade, A Gestão do Conflito na Produção da Cidade Contemporânea e State Paradoxes.

O evento é aberto, gratuito e não exige inscrição prévia. A Sala do Conselho Universitário fica na Rua da Reitoria, 374, Cidade Universitária. Mais informações na página da Pró-Reitoria de Pesquisa.

A série USP Lectures, da Pró-Reitoria de Pesquisa, nasceu em 2015 com a finalidade de ampliar o acesso a discussões científicas atuais para diferentes públicos, especializados ou não. Os eventos prestam homenagem a pesquisadores e docentes condecorados com premiações nacionais e internacionais, que falam tanto de suas experiências acadêmico-científicas, quanto de suas trajetórias de vida.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.