BNDES tem importância estratégica para o desenvolvimento do País

Apesar do aumento de investimentos privados, banco estatal ainda tem destaque na economia nacional

 30/10/2017 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Nos últimos dez anos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) concedeu R$ 500 bilhões para financiar investimentos em infraestrutura do País. Na coluna desta semana, o professor Gilson Schwartz traz os resultados de um relatório que ressalta a importância do banco estatal no desenvolvimento brasileiro.

Para o colunista, não há dúvidas de que o peso do BNDES na economia nacional ainda tem grande significado, apesar da crescente presença do setor privado (e do capital estrangeiro) nas obras de infraestrutura do Brasil. “Imagina se não houvesse o BNDES, como seria a nossa infraestrutura hoje. Isso traz esperança de uma retomada do crescimento econômico a partir de investimentos, e não apenas com consumo”, diz o colunista.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.