Em fotos, a construção da Cidade Universitária

23/01/2009 - Publicado há 15 anos
A construção da raia olímpica, uma das fotos que fará parte da exposição

A exposição “USP em Obras – A Construção da Cidade Universitária”, uma das atividades comemorativas dos 75 anos da Universidade de São Paulo (USP), será inaugurada no dia 26 de janeiro, a partir das 14h, no hall de entrada do Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina.

Neste dia, no mesmo Auditório, ocorre a Sessão Solene do Conselho Universitário em comemoração ao Jubileu de Diamante da USP.Um dos principais sentidos de “USP em Obras – A Construção da Cidade Universitária” é mexer com a memória do público, apresentando 60 imagens que podem ser identificadas rapidamente como as edificações que hoje fazem parte da área de mais de quatro milhões de metros quadrados do campus da USP em São Paulo. Elas resultam de um trabalho gráfico cuja matriz são fotos que abrangem o período de 1952 a 1972.

Nas fotos são mostrados diversos ícones da Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, em fase de construção, exemplificados pela Torre do Relógio e a Raia Olímpica, além de outros prédios famosos, como o da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Escola Politécnica (EP), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).Todas as imagens da exposição, cuja concepção é de responsabilidade do arquiteto e designer gráfico Gustavo Piquera, fazem parte do acervo da Coordenadoria do Espaço Físico (COESF) e do Jornal da USP.

Planejado como desdobramento da exposição, um livro homônimo vai reproduzir as fotos e será publicado pela Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP) no primeiro semestre de 2009. A mostra poderá ser visitada até 1º de fevereiro, das 9 às 18h. A entrada é gratuita. O Memorial da América Latina está localizado à Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664, na Barra Funda, em São Paulo.