Site traz informações sobre o tráfico de animais silvestres

Para Dimas Marques, a forma mais efetiva de combate ao tráfico de animais passa pela educação ambiental

 17/06/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 15/08/2016 as 15:04

20160617_00_fauna_news1Trinta e oito milhões de animais silvestres são retirados de seus ecossistemas todo ano, somente no Brasil, para abastecer o mercado negro. A informação é do jornalista Dimas Marques, formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e responsável pelo site Fauna News, especializado em abordar o tráfico de animais silvestres.

Marques recolhe na grande imprensa matérias sobre o tema e seleciona as que considera mais interessantes, sempre se preocupando em acrescentar outras informações, contextualizando-as. Segundo ele, a imprensa não dá o devido destaque ao tráfico de animais silvestres, restringindo-se a divulgar apenas os casos mais pontuais, os quais envolvem a apreensão dos bichos  e/ou a prisão dos criminosos.

Numa fase posterior, Marques acrescentou ao site informações relativas também aos atropelamentos de animais em estradas e rodovias, e do impacto que isso representa para a fauna silvestre. Dados do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas indicam que 475 milhões de animais silvestres morrem atropelados, anualmente, nas rodovias brasileiras.

A entrevista do editor do Fauna News foi concedida à repórter Márcia Avanza. Ouça a seguir.

Logo da Rádio USP

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.