Telescópio brasileiro tem papel importante em descoberta associada ao Nobel de Física

Coletiva de imprensa vai apresentar fatos inéditos associados às ondas gravitacionais, falar sobre a participação do Brasil nos resultados e postular a relevância do telescópio T80-S

16/10/2017 - Publicado há 6 anos

Nesta segunda-feira, 16 de outubro, às 12h, descobertas referentes às ondas gravitacionais são tema de uma coletiva de imprensa no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Os novos achados contaram com a participação do telescópio brasileiro T80-Sul.

O evento vai apresentar fatos inéditos associados ao objeto do prêmio Nobel de Física 2017, falar sobre a participação do Brasil nos resultados e postular a relevância da capacidade do telescópio T80- S. A coletiva será realizada simultaneamente com a União Astronômica Internacional (IAU) e pelo observatório astronômico Ligo, com apoio da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Rede Paulista de Astronomia (Spanet).

Cerca de 18 cientistas brasileiros estão envolvidos, com a colaboração de seis instituições brasileiras e um investimento de mais de US$ 2,5 milhões. “Estamos muito satisfeitos com os frutos colhidos pelo projeto do telescópio T80-S, logo no início de seu funcionamento já fazendo parte desta descoberta histórica”, conta a astrônoma Claudia Mendes de Oliveira, do IAG, coordenadora principal do telescópio.

Telescópio T80-Sul

O T80-S é um telescópio robótico localizado na região dos Andes chilenos, capaz de fazer observações em 12 filtros ópticos (o dobro dos telescópios em atividade hoje) e de forma autônoma – um dos seus grandes diferenciais. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Observatório Nacional (ON).

A coletiva de imprensa poderá ser acompanhada ao vivo neste link.

Com informações da Assessoria do IAG