Trombose é problema de saúde grave e pouco conhecido

Especialista descreve os riscos do acidente cardiovascular e critica falta de informações para a sociedade

 10/10/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Esta sexta-feira ( 13)  é o Dia Mundial da Trombose. O dr. Paulo Margarido, coordenador do Ambulatório de Hemostasia Reprodutiva do Hospital das Clínicas da USP, conta que a data foi criada pela Sociedade Internacional de Hemostasia, com o intuito de chamar a atenção tanto de comunidades médicas quanto não médicas acerca desse grave problema de saúde.

Trombose é o terceiro acidente cardiovascular que mais mata – Ilustração: artwork

O médico explica que a trombose é o terceiro acidente cardiovascular que mais mata, atrás do infarto e do acidente vascular cerebral. No entanto, pondera o especialista, poucas informações sobre prevenção circulam na sociedade.

Margarido destaca que se trata de um problema que pode ser prevenido e adverte que a trombose está intimamente relacionada à morte súbita.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.