Cursos da USP: Oceanografia, a ciência que descobre os mares

Criado em 2001, bacharelado oferecido na Universidade é o primeiro do País que dá ênfase à área de exatas

 18/09/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 01/08/2019 as 17:43
Por

Navio Alpha Crucis é uma das embarcações do Instituto Oceanográfico da USP – Foto: Francisco Emolo / USP Imagens

 

Os mistérios dos mares e suas razões sempre estiveram presentes no imaginário das civilizações humanas, desde os deuses usados para explicar fenômenos naturais no Egito e na Grécia até hoje. Passado o tempo das mitologias, hoje, quem assume o papel de desvendar os segredos marítimos é a oceanografia.

Realizando a ponte entre diferentes ciências dentro da exploração de fenômenos físicos, químicos e biológicos dos oceanos, a oceanografia é um campo de estudo que congrega desde a zoologia à astronomia.

O monitoramento da dinâmica do terreno dos mares, por exemplo, é feito por meio de satélites, ao mesmo tempo em que existe uma grande quantidade de seres vivos ainda não descobertos a muitos metros abaixo do nível do mar.

Na USP, a oceanografia deu seus primeiros passos há 71 anos, quando foi fundado, em 1946, o Instituto Paulista de Oceanografia (IPO). Incorporado à Universidade como unidade de pesquisa cinco anos mais tarde, o IPO se transformou no Instituto Oceanográfico (IO) da USP. Duas décadas depois, em 1972, teve início a abertura de cursos para a pós-graduação. Em 2001, foi aprovada a criação do Bacharelado em Oceanografia  e a primeira turma da carreira ingressou no ano seguinte.

[cycloneslider id=”instituto_oceanografico”]

.

Desde então, os alunos têm contato com uma grade interdisciplinar e que se diferencia das outras graduações em Oceanografia no Brasil por sua ênfase nas ciências exatas.

“Gostaríamos que o nosso curso pudesse ter um fator diferencial em relação a outros cursos de ciências sobre o mar no País, que dão um destaque maior para a área biológica. Também destacamos essa parte, mas a graduação da USP abre o leque da geologia e, principalmente, da física e da química”, explica o coordenador do curso, professor Paulo Polito.

Graduação

O Bacharelado em Oceanografia possibilita ao aluno identificar e compreender os processos oceanográficos, além das inter-relações entre o oceano e seus principais compartimentos de contorno: a atmosfera, as áreas emersas e os fundos marinhos atuais.

O aluno Henrique Batistuzzo, que está em seu último semestre, conta que um dos grandes atrativos para escolher o curso foi a interdisciplinaridade. “Acredito que, justamente, o fato de trabalhar com diferentes áreas do conhecimento é o que me trouxe para a oceanografia”, conta, após dizer que durante a graduação chegou a entrar em contato com laboratórios de biologia e física, áreas em que realiza seu trabalho de conclusão da graduação.

Nas disciplinas do curso, há um enfoque para física, química, geologia e biologia, direcionadas ao entendimento dos processos e à interpretação e previsão de fenômenos que ocorrem nos oceanos. Henrique, que havia estudado na Escola Politécnica (Poli) da USP antes do IO, revela ter sido surpreendido nessas matérias. “Eu não esperava a dificuldade que encontrei nas disciplinas do ciclo básico [dois primeiros anos do curso], mas saímos de lá com uma boa base para o restante do curso.”

 

Esfera de policarbonato cercada por quatro projetores de imagens em alta definição, no Museu Oceanográfico da USP; local também tem instrumentos oceanográficos, aquários, painéis e animais preservados – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

 

Prática

Os laboratórios e viagens também são apontados por Polito e Henrique como uma das melhores partes da graduação. O IO conta com barcos e bases marinhas no litoral de São Paulo, possibilitando aos estudantes entrar em contato com seu objeto de estudo e cumprir as 150 horas de embarcação obrigatórias para a formação.

Porém, viver navegando não é obrigação para quem deseja seguir na área: satélites têm facilitado bastante a vida de pesquisadores de algumas áreas da oceanografia.

Há laboratórios de campo nas bases de pesquisa Clarimundo de Jesus, situada na cidade de Ubatuba, e Dr. João de Paiva Carvalho, no município de Cananeia. Existe ainda a possibilidade de expansão das atividades em Santos. Em relação às embarcações, o instituto possui o navio oceanográfico Alpha Crucis e os barcos oceanográficos Alpha Delphini, Veliger II e Albacora.

Carreira

Tanto o professor quanto o estudante apontam que a interdisciplinaridade da graduação permite aos formados seguir para diferentes campos do conhecimento, inclusive fora da oceanografia.

A pesquisa acadêmica também é uma opção de carreira. Este, aliás, é um dos desejos do estudante Henrique, que pretende seguir estudando oceanografia e ingressar no mestrado após concluir a graduação.

Na iniciativa privada, a aquicultura e a pesca, ambas centradas na área biológica, e a engenharia oceânica e exploração mineral, na área física e geológica, são exemplos de setores que representam um grande potencial de emprego para oceanógrafos.

As consultorias ambientais, que realizam estudos de impacto e de monitoramento ambiental, geram oportunidades para todas as áreas da oceanografia. O profissional também pode atuar na gestão ambiental, articulando ações visando à adequação dos meios de exploração dos recursos naturais às especificidades e fragilidades socioculturais e do meio ambiente.

Tanto o professor como o estudante apontam que, apesar da interdisciplinaridade, após o ciclo básico os alunos se dividem entre as áreas de estudo possíveis dentro do leque de possibilidade abertos. “É claro que o diploma é o mesmo para todo mundo, mas é inevitável que cada um acabe rumando para uma dessas áreas: biologia, física, química e geologia. Até uma quinta área, de oceanografia humana”, explica Henrique Batistuzzo.

Quer saber mais sobre o curso?

O Instituto Oceanográfico (IO) está localizado no campus da USP na Cidade Universitária, em São Paulo. Confira:

Formas de ingresso

.

  • Conheça mais cursos da USP
[catlist tags=cursosfuvest2018 template=ultimas_publicacoes date=yes numberposts=-1 dateformat=’j/F/Y’ thumbnail=yes thumbnail_size=347,182 thumbnail_class=’list_category_post_ultimas_publicacoes’]

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.