Inflação do ano é a mais baixa desde o início do Plano Real

IPCA medido pelo IBGE indica inflação em agosto de 0,19%, o que leva o índice a 1,62% nos primeiros oito meses do ano

 11/09/2017 - Publicado há 7 anos
Logo da Rádio USP

A inflação dos oito primeiros meses deste ano foi de 1,62%, segundo divulgou o IBGE. A taxa, referente ao IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, é a menor para o período desde que o Plano Real foi implantado no Brasil, em 1994.

Arte sobre foto de Pedro Revillion / Palácio Piratini

No acumulado de setembro de 2016 a agosto deste ano, a inflação foi de 2,46% e deve encerrar o ano de 2017 abaixo do centro da meta perseguida pelo governo, que é de 4,5%.

Dois fatores, um positivo e outro negativo, explicam essa queda da inflação.

O professor Rudinei Toneto Junior, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP, explica esse cenário.

Para ele, a safra agrícola, que garante uma superoferta de alimentos, tem empurrado os preços para baixo, o que é muito bom. Por sua vez, a recessão econômica, que tem feito a economia chegar ao fundo do poço, é o lado ruim dessa história.

O professor entende que o País está se preparando para um novo ciclo de crescimento econômico.

Por Ferraz Junior

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.