Palestrante incentiva processos de inovação no setor público

 11/06/2008 - Publicado há 16 anos
Por

O professor Guilherme Ary Plonski (FEA/FIA) palestrou, hoje (11/06), para cerca de 50 funcionários da USP sobre "Inovação – Antigos Dilemas, Novos  Desafios", no Auditório do USP Oficina. O evento foi promovido pela Seção de Treinamento e Desenvolvimento do Departamento de Recursos Humanos (DRH).

O objetivo da palestra, segundo Plonski, foi o de abrir para a comunidade de funcionários da USP um novo tema, que entrou na agenda pública. "Espero que dentro da Universidade, tanto nos processos internos quanto nos processos de educaçao da instituição, nós possamos ter uma liderança". Durante uma hora, os participantes conheceram os conceitos que permeiam os processos de inovação, que, para Plonski, são "olhar de uma maneira diferente para as coisas que a gente já viu e identificar oportunidades de gerar soluções diferentes para demandas da sociedade, gerar beneficios de formas novas".Perguntado como, no setor público, os funcionários podem se engajar nos processos de inovação em seu dia-a-dia, o palestrante explicou que, cada espaço tem oportunidades diferentes, mas que a principal questão é a atitude. "Tem de ter uma atitude de empreendedorismo, procurar não só olhar os problemas, mas procurar formas de superá-los e ter energia e também o apoio para conseguir implementar as soluções. A inovação é uma idéia que foi aplicada e gerou resultados. Se só ficar na idéia, não é inovação", disse.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.