Programa aumenta competências socioemocionais de estudantes no ensino médio

Segundo psicóloga que elaborou o método, construção do projeto de vida faz parte das propostas da Base Comum Curricular

04/02/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

Aliar psicologia e educação o mais cedo possível na educação escolar deve ajudar a formar melhores profissionais para os desafios do século 21. Este é um dos objetivos do programa elaborado pela psicóloga Mara de Souza Leal, durante seu doutorado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, defendido em 2019. O desafio de sua pesquisa, iniciada em 2015 sob orientação da professora Lucy Leal Melo e Silva, foi desenvolver de forma inédita no País um programa específico para estudantes brasileiros.

Batizada de Edu-Car, educação + carreira, a estratégia investe nas habilidades socioemocionais de estudantes ainda no ensino fundamental ou início do médio para capacitá-los na tomada de decisões e planejamento de sua vida futura, o que inclui a profissão. E não se trata apenas de orientação vocacional, mas de intervenção psicoeducacional, cientificamente comprovada e pioneira em termos de Brasil, que acaba de passar por teste prático.

O Edu-Car foi aplicado a 116 adolescentes, sendo 48,3% rapazes e 51,7% moças entre 14 e 17 anos, todos alunos do primeiro ano do ensino médio de duas escolas públicas da região de Ribeirão Preto. Responsável pelo programa, a pesquisadora Mara Leal conta que a importância do investimento em programas psicoeducativos é reconhecida e comprovada por diferentes estudos. Esses programas, segundo ela, garantem desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos alunos como o controle das emoções, mais responsabilidade com os estudos e aumento das habilidades sociais, melhorando o desempenho acadêmico (melhores notas e rendimento escolar). Garantem ainda maturidade para decisões educacionais – importante com a nova configuração do ensino médio.

Com relação à futura carreira, a pesquisadora adianta que existe “uma associação positiva do desenvolvimento socioemocional e do aumento de atitudes e resultados positivos no trabalho”; assim, o profissional com mais habilidade socioemocional “tem maiores chances de obter sucesso na carreira, melhores salários e aumentar sua empregabilidade”.

Além do teste nacional, estudantes portugueses no mesmo nível de ensino brasileiro receberam o Edu-Car, com resultados também animadores. Mara Leal conta que o estudo em solo português aconteceu durante estágio na Universidade do Minho, em Braga, sob orientação da professora Maria do Céu Taveira, entre 2017 e 2018.

Mara Leal (direita) e suas orientadoras Lucy (centro) e Maria do Céu, apresentando o Edu-Car em evento internacional em Lisboa

Estímulo a pensar no futuro e vislumbrar novos caminhos

A avaliação dos resultados da pesquisa com o Edu-Car em Ribeirão Preto foi positiva. A pesquisadora conta que a vivência do programa estimulou, nos alunos do início do ensino médio, a procura por pessoas e fontes de informação sobre carreiras profissionais, além de atividades para a construção de projetos de vida. “Após a vivência, alunos contaram que passaram a pensar mais no futuro e vislumbrar novos caminhos.” Como ganhos socioemocionais, relata ter havido “melhora na comunicação assertiva, ganho em autoconhecimento, maior respeito ao próximo e mais comportamentos colaborativos” dos estudantes.

Como se trata de um programa psicoeducativo, comprovado cientificamente e desenvolvido no Brasil, Mara Leal acredita que o Edu-Car favorece a formação integral do estudante e do futuro profissional, o que “é bom para a pessoa, para a sociedade e também para a nação”.

Ouça no player acima a entrevista na íntegra.