USP e Groningen assinam acordo de cooperação acadêmica e científica

17/03/2008 - Publicado há 16 anos

(Foto: Ernani Coimbra)

A reitora Suely Vilela e o reitor da Universidade de Groningen (Holanda), Frans Zwarts, assinaram acordo de cooperação acadêmica e científica, no último dia 17 de março, no Salão de Atos, no prédio da Reitoria. O acordo estabelece o intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes, informações e materiais acadêmicos, com o objetivo de enriquecer os processos de educação e pesquisa em ambas as universidades e intensificar a compreensão mútua por meio do estabelecimento dos programas de intercâmbio. Para a reitora, a assinatura do convênio “é importante para a USP, pois uma das principais metas desta gestão é aprofundar a internacionalização da Universidade e a University of Groningen é uma das principais instituições da Europa nos campos do ensino e da pequisa”. Já o reitor da Universidade de Groningen, Frans Zwarts, afirmou que o interesse no intercâmbio com a USP é importante para a instituição holandesa, pois “a Universidade de São Paulo é um centro de excelência no ensino, na pesquisa e extensão, que a faz ser reconhecida internacionalmente”. Quase 400 anos No próximo ano, a Universidade de Groningen completa 395 anos de existência. Criada em 1614, a instituição holandesa possui as faculdades de Arts, Behavioural & Social Sciences, Economics, Law, Management & Organization, Mathematics & Natural Sciences, Medical Sciences, Philosophy, Spatial Sciences, Theology & Religious Studies. Com 22.500 estudantes, a universidade holandesa possui 2.179 alunos estrangeiros. No cursos de Doutorado, por exemplo, o índice de discentes de outros países chega a 50%. Participaram da solenidade, além dos reitores das duas Universidades, por parte da USP, Franco Maria Lajolo (vice-reitor) e Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce (presidente da Comissão de Cooperação Internacional – CCInt) e, representando a University of Groningen, Serge Daan (diretor da Faculdade de Matemática e Ciências Naturais); Gerard Linden (diretor da Faculdade de Ciências Espaciais); Elmer Sterken (vice-diretor da Faculdade de Economia e Negócios); Dick Hoekstra (diretor do Departamento de Biologia Celular); Hub Hermans (diretor do Centro de Estudos sobre o México); Reint Huizenga (Escritório para Relações Internacionais); Madeleine Gardeur-Veltman (diretora do Escritório para Relações Internacionais).