Programa Vem Saber leva ciência e formação para alunos e professores do interior de São Paulo

As ações do programa vinculado ao Instituto de Física de São Carlos da USP vão envolver estudantes, professores e instituições de Descalvado, visando contribuir para a formação e a disseminação do conhecimento

 Publicado: 19/04/2024
Programa Vem Saber em edição na cidade de Bauru: ampliando atuação – Foto: Divulgação/IFSC

.
Com a missão de promover a transformação social por meio da educação, o Programa Vem Saber, vinculado ao Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP,  entrou em uma nova fase, com a ampliação física de suas atividades. Em cerimônia realizada no último dia 4, com a presença de autoridades locais e da Universidade, o Programa implantou um módulo no município de Descalvado, no interior de São Paulo, com o objetivo de promover o conhecimento em ciência e tecnologia para a comunidade local. 

Como parte da cerimônia, também foi feita a entrega da revitalização do auditório que abrigará as ações do Programa naquela cidade. O espaço está localizado na Escola Estadual José Ferreira da Silva e é parte integrante da biblioteca comunitária local. 

“Nós estamos saindo da USP, literalmente, e a ideia é fazer algo diferente, envolvendo a escola, a universidade e a comunidade, com apoio de instituições e empresas locais, que poderão contribuir no processo de formação desses jovens. Aqui vai ser o farol e, juntos, vamos ser o centro irradiador do conhecimento” afirmou o professor Antonio Carlos Hernandes, coordenador do Programa Vem Saber, durante o evento. Ele fez ainda uma breve apresentação da evolução das atividades extensivas e da promoção do conhecimento, que começaram há cerca de 25 anos, com um grupo 10 alunos, e hoje chegam a todas as escolas de ensino médio do Estado de São Paulo, por meio do Vem Saber.

As frentes de atuação que devem nortear as ações em Descalvado envolvem os estudantes, com o desenvolvimento de projetos de pré-iniciação científica, formação para o ensino superior e projetos de vida; os professores, com formação continuada em Ciências da Natureza e projetos de investigação científica; e a comunidade, com palestras sobre ciências, tecnologia e inovação, ações esportivas e culturais e retomada do atendimento a biblioteca comunitária. As ações também envolvem os parceiros institucionais, com integração com a Universidade, resolução de problemas e formação complementar de recursos humanos.

Auditório em escola estadual de Descalvado vai fazer parte de ações do Programa Vem Saber na cidade – Foto: Edmilson Luchesi/USP São Carlos

.
Descalvado

Com uma população de 32 mil habitantes, Descalvado está localizado no centro do Estado de São Paulo e distante 40 quilômetros de São Carlos.  É conhecido como a capital nacional de produtos pets, devido à sua cadeia produtiva e da representatividade das indústrias de nutrição animal instaladas, caracterizando o município como principal produtor nacional. Tem cerca de 4.500 estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio. 

“É gratificante estar participando deste encontro. Quando nós somamos, as coisas caminham e dão certo. Esse projeto que vocês trazem para Descalvado é maravilhoso. Digo para vocês da USP que nós somos parceiros, podem contar com o prefeito, com os vereadores. Vamos estar sempre presentes”, afirmou o prefeito municipal, Antonio Carlos Reschini, depois de destacar o impacto do Vem Saber na vida dos jovens e a atuação do seu coordenador ao longo dos anos.

Na cerimônia, o diretor do IFSC, Osvaldo Novais de Oliveira Junior, destacou que a educação é o maior desafio que existe no país. “Sem uma educação de qualidade não é possível fazer uma transformação social e essa é uma responsabilidade de todos nós, da sociedade – governantes, empresários, profissionais da educação. O professor Hernandes escolheu como um de seus projetos de vida fazer divulgação científica, levar a Universidade para fora de suas portas. Com este projeto em particular, ganhamos sinergias para termos capacidade de fazermos mais e melhor em prol da educação, em prol dos mais jovens”, pontuou.

A professora Débora Costa Blanco, dirigente da Diretoria de Ensino – Região de São Carlos, responsável por cerca de 120 escolas públicos e privadas, disse na ocasião: “Estou encantada com o projeto e confinante de que vai trazer muito benefício para os jovens de Descalvado, que merecem, sim, ocupar uma vaga em uma universidade publica e de preferência na USP, de que eu tenho muito orgulho de ser parceira”.

Público presente na cerimônia do Programa Vem Saber – Foto: Edmilson Luchesi/USP São Carlos

.
Ela lembrou ainda que a Escola José Ferreira da Silva, sob a direção do professor Waldir Paganotto, tem se destacado cada vez mais pelo ingresso de seus alunos em universidades. Somente neste ano, 29 estudantes conquistaram uma vaga em cursos públicos de graduação.

Também estiveram presentes na cerimônia, entre outros, a vice-diretora do IFSC, Ana Paula Ulian de Araújo; o presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Unidade, Guilherme Sipahi; o diretor-geral do Campus da Universidade Brasil, Éder Simêncio; os vereadores Vagner Basto e Marcelo Figueiredo; e o prefeito do município, Antonio Carlos Reschini, além de representantes das empresas Usina Ipiranga, Vansil e Sicoob. 

A atuação do Vem saber

Com sede na Área 2 do Campus de São Carlos, o Programa Vem Saber desenvolve uma série de atividades voltadas a estudantes do ensino médio, especialmente professores e gestores de escolas de ensino público. A Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades é uma das ações mais conhecidas – a última edição contou com 141 mil inscritos. Além dessa, há também um intenso trabalho de difusão científica – em 2023, mais de 5 mil alunos visitaram a sala do conhecimento – e de promoção da inclusão. Atualmente, 33 alunos negros participam do projeto Cientista do Amanhã, com atividades regulares.

.

Texto: Edmilson Luchesi com colaboração da Assessoria de Comunicação do IFSC


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.