Painel na USP debate a crise climática no Sul em perspectiva geo-psico-política

Publicado: 31/07/2024
Debate pretende contribuir para um diagnóstico do desastre ambiental no Sul – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

.
Para debater os cenários climatológicos, sociais e políticos que originaram a crise climática que afeta o Rio Grande do Sul, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove no dia 19 de agosto, das 8h30 às 18 horas, o evento A Crise Climática no Rio Grande do Sul em Perspectiva Geo-Psico-Política. O evento é público e gratuito e para participar basta acessar a transmissão pelo YouTube neste link. Haverá certificado de participação para quem fizer a inscrição pelo formulário on-line.

O objetivo do debate é contribuir para um diagnóstico do desastre ambiental que trouxe consequências graves às vidas das pessoas ao alterar drasticamente sua vida cotidiana e suas expectativas de futuro. Os palestrantes são pesquisadores, lideranças das regiões afetadas no Estado e agentes públicos que atuaram na gestão da crise.

O encontro é organizado pelo Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas, Territorialidades e Sociedade e pelo Observatório Clima e Território da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (OCT-UERGS).

Confira a programação:

8h30 – Mesa de Abertura
Crise Climática, Cidadania e Políticas Públicas
Alessandro Soares da Silva (EACH e IEA), Hervé Théry (IEA), Marcia dos Santos Ramos Berreta (UERGS) e Paulo Henrique Ott (UERGS)

10h – Mesa 1: Antecedentes Climáticos e Sociopolíticos da Crise no Rio Grande do Sul
Exposição:
Daniela Mueller de Lara (UERGS e Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul)
Clódis de Oliveira Andrades Filho (UFRGS)
Guilherme Garcia de Oliveira (UFRGS e Centro Estadual de Pesquisas em Sensoriamento Remoto e Meteorologia)
Mediação: Danilo Pereira Sato (IEA)

12h – Intervalo

13h30 – Mesa 2: Crise Climática Gaúcha e seus efeitos imediatos na Cotidianeidade
Zenicleia Angelita Deggerone (UERGS)
Douglas Cenci (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul)
Eliane Maria Kolchinski (UERGS)
Denise Castoldi (Sítio Colibri Agroecologia, Município de Encantado no Vale do Taquari, RS)
Mediação: Carla Moura de Paulo (IEA)

16h – Mesa 3: Crise Climática, Risco e Políticas Públicas: o amanhã depois dos desastres
Mateus Trojan (prefeito de Muçum, Vale do Taquari/RS)
Maria do Rosário (deputada federal)
Heloisa de Camargo Tozato (Rede Clima, Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Territorialidade e Sociedade do IEA e Fiocruz)
Mediação: Alessandro Soares da Silva (IEA)

18h – Encerramento

Para fazer a inscrição no evento clique aqui. Para acompanhar on-line acesse o Canal da EACH no YouTube.