Foi realizada, no dia 1º de agosto, uma reunião com as vice-reitoras das universidades estaduais e federais paulistas. O encontro, promovido no prédio da Reitoria, foi coordenado pela vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, com o objetivo de apresentar os resultados do levantamento realizado sobre a harmonização das bases de dados sobre gênero nas instituições e discutir sobre a redação de um manifesto das universidades públicas de São Paulo pela igualdade de gênero.
Participaram do evento a reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Raiane Patrícia Severino Assumpção; a vice-reitora da Unifesp, Lia Rita Azeredo Bittencourt; a vice-reitora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Maria Luiza Moretti; a vice-reitora da Universidade Federal do ABC (UFABC), Mônica Schröder; a assessora da Coordenadoria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Ana Maria Klein; e a pró-reitora adjunta de Pesquisa e coordenadora-geral do Observatório Mulheres da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Diana Junkes Bueno Martha.
Esta foi a quarta reunião do grupo das gestoras das universidades públicas paulistas, que têm se encontrado regularmente desde 2022, com o objetivo de discutir a questão de gênero na gestão das universidades e propor ações para promover a equidade e a diversidade.
Como resultado deste encontro, foi acordado entre as dirigentes que, até o final deste ano, deverá ser definido um layout comum de apresentação de coleta de dados pelas universidades e será realizado um seminário para a apresentação dessas informações para a comunidade acadêmica.
Para o dia 8 de março do próximo ano, Dia Internacional da Mulher, uma publicação conjunta, reunindo o manifesto produzido pelas instituições, os indicadores quantitativos e as análises qualitativas realizadas em 2024, deverá ser lançada em um seminário especial alusivo à data.