Como proteger crianças e jovens em contextos de emergência climática? Evento na USP propõe soluções

Evento com transmissão on-line traz especialistas para debater a proteção a esses grupos que, além de enfrentar diretamente os desastres, sofrem com desafios adicionais, incluindo afastamento da escola e vários tipos de violência

 Publicado: 10/06/2024
Especialistas debatem sobre proteção à juventude – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

.
Aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados por crianças e adolescentes diante das mudanças climáticas, além de propor soluções inovadoras e eficazes para protegê-los e garantir um futuro mais seguro e sustentável para as próximas gerações. Esse é o objetivo do evento Resiliência Urbana: Enfrentando Desafios Climáticos e Protegendo a Juventude, na próxima quinta-feira, dia 13 de junho, às 9h30, no Instituto de Estudos Avançados (IEA), no campus do bairro do Butantã, em São Paulo, com transmissão on-line neste link. As inscrições são gratuitas e on-line clicando aqui.

De acordo com os organizadores, crianças e adolescentes emergem como uma das populações mais vulneráveis no contexto de emergências climáticas. Além de enfrentarem os efeitos diretos dos desastres, como desabrigamento e traumas, enfrentam desafios adicionais, como interrupção da educação, predisposição a doenças físicas e mentais e exploração. A violência contra jovens, já uma preocupação global, pode ser exacerbada em situações de crise climática, aumentando o risco de abuso e exposição a todo o tipo de violência.

O evento é organizado peloCentro  de Síntese USP Cidades Globais (CS-USPCG), pelo Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP, pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove (PPG-CIS) com apoio do Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde do NEV.

Confira a programação:

9h30 – Abertura
Roseli de Deus Lopes (Diretora do IEA)

9h40 – Exposições

  • Parceria Contra a Violência
    Marcos César Alvarez (Núcleo de Estudos da Violência – NEV)
  • Crianças no Centro: Prioridades e Políticas em Emergências Climáticas e Contextos de Desastres e Crises Humanitárias
    Marcelo Batista Nery (Núcleo de Estudos da Violência – NEV/Think Tank Abes/CC BRA-61)

10h – Painel

  • Crianças e Adolescentes: Questões de Saúde em Contexto de Emergências Humanitárias para Grupos Vulneráveis
    Elaine Gomes dos Reis Alves (Instituto de Psicologia da USP)
  • Crianças e Adolescentes: Impacto das Mudanças Climáticas nos Grupos Vulneráveis
    Waleska Queiroz (Rede Jandyras)
  • Crianças e Adolescentes: Tecnologias para Mitigar os Efeitos de Emergências Humanitárias em Grupos Vulneráveis
    Alessandra Cristina Corsi (Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT)

Moderação: Tatiana Tucunduva Philippi Cortese (CS-USPCG-IEA/Uninove)
Relatoria: Débora Sotto (CS-USPCG-IEA) e Jamile Sabatini-Marques (Abes)

10h45- Debate

11h10 – Encerramento

O IEA fica na Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo. Para conferir a transmissão on-line do evento clique aqui.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.