Retirada de detritos é fase importante da reconstrução do Rio Grande do Sul

Grande quantidade de detritos gerada pelas enchentes dificilmente será comportada por aterros sanitários; resíduos de construção civil podem ser reaproveitados para diminuir demanda, diz Pedro Côrtes

Publicado: 24/05/2024
A legislação atual determina que o destino dos detritos seja um aterro sanitário – Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado/Flickr/CC-BY-SA-2.0
Logo da Rádio USP

No destaque de meio ambiente da semana, o professor Pedro Luiz Côrtes, titular da Escola de Comunicações e Artes e do Instituto de Energia e Ambiente da USP, fala sobre a gestão dos resíduos da catástrofe no Rio Grande do Sul. Dentre os vários problemas enfrentados pelo Estado, um que vem demandando atenção é o que fazer com a imensa quantidade de detritos acumulados nas ruas. Com a água baixando, uma diversidade de itens, como entulho, móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos começam a aparecer espalhados pelas ruas. A escolha de locais onde tudo isso pode ser depositado é um dilema da situação.

O professor explica que a legislação atual determina que o destino dos detritos seja um aterro sanitário. “Um aterro é preparado para receber os resíduos. Então ele tem uma camada impermeabilizante na parte inferior, impedindo que o chorume e os líquidos penetrem no solo e contaminem o lençol freático. Há também a captura de gases, notadamente metano, e muitas vezes esse metano é usado para a produção de energia elétrica.”

Alternativa inteligente

Pedro Luiz Côrtes – Foto: Maria Leonor de Calasans/IEA-USP

Para ele, visto que será difícil para os aterros sanitários comportarem todo o material que está chegando da tragédia, a reciclagem, mais do que nunca, se torna uma alternativa inteligente. “A boa notícia é que é possível reciclar vários desses itens, o que reduziria essa quantidade de material descartado em lixões ou em terrenos e, inclusive, em meio à crise, representa uma oportunidade de negócio. Uma dessas opções é a reciclagem de resíduos de construção civil e demolição. Tijolos, paredes, pisos. Isso tudo pode ser moído e triturado para ser utilizado na construção de paredes que a gente chama de fechamento, sem função estrutural. Podemos usar para fazer um piso, um muro, esse material só não é utilizado para fazer colunas e vigas, por exemplo. Contudo, ele representa uma economia importante no uso de material de recursos naturais. Ou seja, você não precisa ir lá na natureza coletar areia, pegar o granito, você pode reutilizar o que já foi usado”, elucida.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.