Orquestra da USP traz programação de junho marcada por diversidade e importantes musicistas

Marisa Monte, Ludmilla Bauerfeldt e Victor Hugo Toro estão entre os artistas convidados

Publicado: 24/05/2024     Atualizado: 28/05/2024 as 16:11

Em continuidade à temporada de concertos 2024, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) prepara-se para mais um mês de apresentações. Do canto lírico a Marisa Monte e reflexões sobre cosmogonias universais, o mês de junho traz uma série de quatro concertos artisticamente diversos.

Para o primeiro, a orquestra se apresentará no evento institucional comemorativo aos 123 anos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP e à reinauguração do prédio central da instituição, em Piracicaba, no dia 3 de junho, às 18h. O programa Celebrando Ernst Mahle e as Culturas Populares também homenageia o maestro teuto-brasileiro. Para isso, executará obras de sua autoria tendo Renato Kimachi e Emerson Teixeira, flautista e trombonista da Osusp, respectivamente, como solistas. Para assistir ao concerto em Piracicaba, é necessário o preenchimento do formulário de confirmação de presença. Clique aqui!

Na sequência, no dia 15 de junho, às 16h, será a vez de Exuberância Sul-Americana, no Centro Cultural Camargo Guarnieri. A apresentação faz parte do Ciclo Esculpir o Tempo e recebe o maestro chileno Victor Hugo Toro e a soprano Ludmilla Bauerfeldt para celebrar a música latino-americana.

Victor Hugo Toro nasceu em Santiago (Chile) e formou-se em regência orquestral na Faculdade de Artes da Universidade do Chile. Com mais de 20 anos de carreira, regeu inúmeras das principais orquestras do Chile e de destaque internacional.

Maestro Victor Hugo Toro – Foto: Opera Atelier

Em sua companhia estará a soprano Ludmilla Bauerfeldt, protagonista das principais casas de ópera do País, que vem desenvolvendo uma extensa carreira em concertos e festivais da Europa. Iniciou sua formação no Conservatório Brasileiro de Música e se aperfeiçoou na Academia do Teatro Alla Scala, em Milão, prestigiosa referência no canto lírico mundial.

Soprano Ludmilla Bauerfeldt – Foto: Opera Atelier

Para o repertório selecionado, a orquestra priorizará a cultura latino-americana, iniciando com a Suíte Patagônia, de Horácio Salinas, compositor chileno. A obra, uma ode à Patagônia, bioma latino-americano, estreia em território nacional. O concerto se encerra com Suíte Floresta do Amazonas, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

Já para o terceiro concerto do mês, em continuidade às celebrações dos 90 anos da Universidade de São Paulo, a Osusp se unirá à célebre cantora e compositora Marisa Monte, em um concerto gratuito e aberto a toda a população.

O espetáculo terá a Praça do Relógio como palco e será apresentado no dia 22 de junho, às 15h50. Com a regência do maestro André Bachur, Marisa Monte e Osusp trazem as obras mais marcantes da carreira da artista.  Para a apresentação a orquestra arrecadará doações de 1 kg de alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores como entrada solidária.

Encerrando a programação mensal, no dia 29 de junho, às 16h, no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI), será apresentado Cosmogonia Sonora, o primeiro concerto do ano do ciclo Torre do Relógio. A série de apresentações busca, através da música, recursos audiovisuais e conversas com pesquisadores, unir as áreas do conhecimento em uma mesma experiência, estimulando o  espectador a pensar além da arte.

O concerto Cosmogonia Sonora, com regência do maestro Tobias Volkmann, abordará as diferentes perspectivas de criação do Universo – para isso começa uma jornada com os mitos fundadores da humanidade e se encerra com a visão empírica e científica. O programa inicia com A Criação: Abertura – A representação do caos, de Joseph Haydn, seguindo por Sinfonia dos orixás: II. Manifestação dos orixás: No. 13, Iansã, de Almeida Prado, e Abertura Zemira, de José Maurício Nunes Garcia. Com as três primeiras obras, a orquestra finaliza a porção transcendente do repertório e adentra o cientificismo e empirismo da cosmologia, com Abertura Helios, de Nielsen, e Eclíptica – Treze constelações sinfônicas, de Mateus Araujo.

Maestro Tobias Volkmann – Foto: Daryan Dornelles.

O concerto é realizado em parceria com o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), com a participação de seus docentes para uma breve discussão sobre as ciências cosmológicas e seus impactos para a contemporaneidade. A entrada é solidária, garantida através da doação de 1 kg de alimento não perecível, agasalhos ou cobertores e reservada pela plataforma AppTicket.

Serviço:

• Reserva de ingressos: os concertos Osusp são gratuitos e solidários, garantidos através da doação de 1 kg de alimento não perecível, agasalhos e cobertores. As entradas são reservadas através da plataforma AppTicket, disponível no site usp.br/osusp. Todas as informações relacionadas a programação e reserva de tickets do mês de junho estarão disponíveis no site a partir do dia 03 de junho.

Texto de Yasmin Teixeira com revisão de Elcio Silva