Campanhas de conscientização são vitais na prevenção do suicídio

Eliminar preconceito com o tratamento e ações de família e amigos são importantes para recuperação

 12/05/2017 - Publicado há 8 anos

Logo da Rádio USP


.
O professor associado da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Francisco Lotufo,  e o professor colaborador do Instituto de Psiquiatria da mesma instituição e coordenador dos Serviços de Pronto-Socorro e Interconsultas do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, Teng Chei Tung, falam sobre suicídio ao Jornal da USP.

Para o dr. Tung, existe um estigma preconceituoso sobre as pessoas que sofrem com a questão do suicídio devido aos problemas psiquiátricos envolvidos. E por isso temem a rejeição da família e amigos.

Já o professor Lotufo comenta sobre a importância de tratar do assunto na mídia, mas sem a glamorização e detalhamento dos métodos do suicídio.

Os dois professores também comentam sobre a importância de campanhas de conscientização e como abordar as pessoas que sofrem com esse problema.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.  


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.