Workshop na USP em São Carlos vai debater soluções matemáticas para problemas industriais

Evento contará com a participação de grandes empresas no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, de 19 a 23 de fevereiro

 01/02/2024 - Publicado há 3 meses
Pesquisadores e alunos buscam soluções para problemas do setor produtivo de empresas – Foto: Divulgação/CeMEAI

.
Até o dia 13 de fevereiro estão abertas as inscrições para o 10º Workshop de Soluções Matemáticas para Problemas Industriais do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI). O evento, que será realizado entre os dias 19 e 23 de fevereiro no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, pretende debater como conciliar a carreira acadêmica com situações práticas propostas por grandes empresas, com profissionais do setor produtivo e de áreas correlatas, além de pesquisadores e alunos das áreas de Matemática, Estatística e Ciência da Computação. As inscrições estão disponíveis pelo formulário on-line neste link.

As atividades são distribuídas durante os cinco dias do workshop. No primeiro dia, os especialistas das empresas fazem suas respectivas apresentações dos problemas sugeridos para o público. Do segundo ao quarto dia, há a interação com os representantes das instituições em busca de soluções. No último dia, os pesquisadores apresentam os progressos e relatórios criados.

No pós-evento, a fórmula é implementada na empresa por meio de convênio ou contratação de empresas e artigos sobre o evento são publicados. Realizado desde 2015, o workshop já recebeu a presença de mais de 45 empresas. Dentre elas, instituições como Petrobras, Caixa Econômica Federal, Americanas, Porto Seguro, John Deere, Eletrobras e Embraer.

O workshop também é uma oportunidade para empresas que servem de modelo para problemas ou situações de realidade de pesquisadores e alunos de Matemática, Estatística, Ciência da Computação e áreas correlatas. As instituições vão trazer especialistas de ponta discutindo as melhores formas de resolver os problemas com soluções eficientes. Com isso, a empresa poderá obter um diferencial no mercado, através de tecnologias inovadoras.  As empresas podem propor problemas acessando o site oficial do 10º Workshop, onde também é possível conferir os problemas das edições passadas.

Sobre o CeMEAI

O CeMEAI, com sede na USP em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) que promove o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software. Além do ICMC, outras instituições são associadas ao CeMEAI, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação do CeMEAI


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.