Blog
Vista aérea do campus da USP em Ribeirão Preto e da cidade mostra o contraste da área verde – Foto: Silvio Tucci Jr
USP vai compartilhar boas práticas de gestão ambiental com universidades brasileiras
Classificada como 13ª mais sustentável do mundo pelo UI GreenMetric World University Rankings, USP promove evento no dia 30 de setembro para debater gestão sustentável nas universidades e aprendizados durante a pandemia
Diante do alerta do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado em agosto, sobre a possibilidade de um colapso climático que pode resultar em efeitos irreversíveis para o planeta, ações promovidas pelas universidades podem não só mitigar esses efeitos como também servir de exemplo para a sociedade buscar soluções. Daí a importância de eventos como o quinto National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil, que será promovido no dia 30 de setembro, pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP, com inscrições neste link. O encontro ocorrerá de forma on-line, gratuita e em português, com o objetivo de compartilhar práticas de gestão sustentável nas universidades, além de discutir os desafios e aprendizados adquiridos durante a pandemia.
“O evento se torna ainda mais importante no momento em que, com o relatório do IPCC, sabemos claramente que a atmosfera está aquecendo, que nós somos os responsáveis, e que devemos motivar ações para diminuir as emissões que contribuem para o aquecimento global. Precisamos ter atitudes mais sustentáveis para beneficiar o meio ambiente e o planeta e, com isso, mostrar para a sociedade que as universidades estão trabalhando e que podem se tornar exemplos de ações sustentáveis para todos”, destacou Tércio Ambrizzi, superintendente de Gestão Ambiental da USP e professor no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG).
Durante o workshop, os participantes também poderão tirar dúvidas sobre a adesão ao UI GreenMetric World University Rankings. Trata-se de uma iniciativa coordenada pela Universidade da Indonésia para mapear as práticas relacionadas à sustentabilidade de universidades de todo o mundo. Em 2019, a USP ficou em 18º na lista. No último ranqueamento, em 2020, a USP foi classificada em 13º lugar entre mais de 912 instituições distribuídas em 84 países.
“Nós temos evoluído ano a ano em termos de ascensão no ranking e isso é importante porque está mostrando que a Universidade está trabalhando para melhorar seus indicadores de sustentabilidade e para se tornar cada vez mais uma universidade internacionalmente reconhecida como sustentável”, explica Ambrizzi.
Tércio Ambrizzi, superintendente de gestão ambiental da USP - Foto: Cecília Bastos / USP Imagens
Ele também destaca que, mesmo durante a pandemia, a Universidade continuou com as atividades de gestão ambiental, com a publicação de editais, fomento às pesquisas e manejo de reservas ecológicas nos vários campi. “Assim como no ano passado, o Greenmetric vai precisar ter em 2021 um olhar cuidadoso sobre os indicadores porque várias universidades ficaram fechadas e com isso há uma diminuição em gastos com água e energia, na produção de resíduos, etc., então os números vão refletir uma outra realidade.”
Ao final dos workshops nacionais da Greenmetric, a SGA produz livros que reúnem as ações de sustentabilidade que as universidades brasileiras que participam do evento têm desenvolvido. Clique nas imagens para ter acesso às publicações:
Universidades & Sustentabilidade: práticas e indicadores
Este é segundo livro da rede Brasil Greenmetric, contendo os avanços e discussões apresentados no III National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil, ocorrido em 2019, conduzido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP).
Os 23 capítulos que constituem o livro descrevem as experiências e os desafios que várias universidades brasileiras da Rede têm feito para minimizar as ações e os impactos descritos anteriormente.
Universidades rumo à sustentabilidade
Entre os desdobramentos do seminário internacional II National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil – 2018, organizado pela Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo – SGA/USP, realizado em junho de 2018 em São Paulo – SP, destaca-se a criação da Rede Universidades Sustentáveis com ações e interesses no tema da Sustentabilidade, visando ao intercâmbio de boas práticas.
São 19 capítulos com textos de 68 autores que atuam em pesquisa, ensino, extensão e gestão de campi universitários.
Encontro de universidades
O workshop começará às 9 horas, com uma mesa de abertura seguida da palestra “Desafios e Experiências na gestão das Universidades Sustentáveis e a covid-19”, moderada pelos professores Tércio Ambrizzi e Tadeu Malheiros, da SGA.
Para participar, é necessário fazer a inscrição online pelo formulário disponível em https://bit.ly/2YPCCgI, sendo que o link para acesso e o certificado de participação serão enviados para e-mail informado no momento do cadastro.
Programação
9 horas às 9h20: abertura
9h20 às 11h50: palestra “Desafios e Experiências na gestão das universidades sustentáveis e a covid-19”.
Moderadores
Prof. Tércio Ambrizzi (SGA/USP)
Prof. Tadeu Malheiros (SGA/USP)
Participantes
Prof. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (PRCEU – USP)
Arq. Thalita dos Santos Dalbelo (Unicamp)
Prof. Fabio Pereira (UniRN)
Prof. Luciana Londero Brandli (UPF)
Prof. Joelma Rezende Durão (UFLA)
Leonardo Chaves de Carvalho (UFMS)
11h50 às 12h20: discussão e perguntas
11h20 às 12h40: ranqueamento Greenmetric – 2021
13 horas: encerramento
Mais informações: e-mail usp.sustentabilidade@gmail.com
LEIA MAIS
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.