.
A tuberculose está entre as dez doenças mais mortais do mundo: são 10 milhões de casos por ano, com mais de 1 milhão de óbitos. O tratamento da doença é oferecido gratuitamente pelo SUS, mas, ainda assim, os números de casos ainda são altos no Brasil. Em 2020, o País registrou uma média 200 novos casos de tuberculose a cada dia, com focos principalmente nos Estados do Amazonas e do Rio de Janeiro.
Foi pensando em analisar o contexto histórico da doença e suas implicações no meio social durante os séculos 19 e 20 que Ana Enedi Prince, doutora em História pela USP e pesquisadora da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), criou o canal Tuberculose e História no YouTube.
A série, que tem vídeos novos postados toda quarta-feira, contará com seis episódios ao todo. Os temas publicados até agora abordam a luta contra a tuberculose no Estado de São Paulo e a atuação na cidade de Campos do Jordão. Os próximos continuarão seguindo as mesmas temáticas, discorrendo também sobre a cidade de São José dos Campos.
O interesse da historiadora pelo assunto veio a partir de uma apurada pesquisa que precisou fazer para defender sua tese de doutorado, intitulada “A Estruturação de São José dos Campos como Estância Hidromineral e Climática (1935-1950). Continuou a pesquisa sobre tuberculose para elaborar seu relatório de pós-doutorado, no ano de 2016. Ana criou o canal com o intuito de englobar e difundir os resultados de sua pesquisa.
Os vídeos podem ser conferidos no canal Tuberculose e História do YouTube, neste link.
.
.
Clique nos links para ver os vídeos já publicados:
- Apresentação da Série Tuberculose e História
- A Tuberculose em São José dos Campos
- Órgãos de Combate à Tuberculose em São Paulo – Parte 1
- Órgãos de Combate à Tuberculose em São Paulo – Parte 2
- Órgãos de Combate à Tuberculose em São Paulo – Parte 3
- A Climatoterapia e a Tuberculose
- História da Estrada de Ferro de Campos do Jordão – Parte 1
.