Programa de extensão da USP oferece oficinas de astronomia para escolas públicas

Projetos promovidos pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP estão recebendo inscrições gratuitas de escolas da rede pública de todo o Brasil

 31/01/2023 - Publicado há 1 ano
Oficinas e atendimento levam ensino de astronomia e geociências às escolas – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

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O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP realizará durante o primeiro semestre de 2023 dois projetos dirigidos a escolas públicas de todo o Brasil. A nova edição do Cecília Em Casa vai atender 30 turmas de até 40 estudantes (do 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio). O programa de extensão, que tem duração de duas semanas, é totalmente gratuito e apresenta conceitos de Astronomia, Geofísica e Meteorologia. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 1º até 15 de fevereiro, utilizando o formulário on-line. As vagas são distribuídas por sorteio.

“O Cecília foi criado com a intenção de levar a ciência de fronteira produzida em nossa unidade para a comunidade escolar, diminuindo o abismo existente entre a universidade e a sociedade, em especial as regiões mais periféricas”, conta Elysandra Cypriano, docente do Departamento de Astronomia do IAG e coordenadora do projeto. Além disso, com o formato virtual, foi possível atender em 2022 escolas não só de São Paulo.

Durante as duas semanas de atividades, os participantes realizam desafios e experimentos simples, usando recursos que há nas próprias casas. Cada turma é orientada por jovens cientistas, estudantes do IAG e também do Instituto de Física (IF) da USP. A característica principal do projeto é que o professor de cada turma é protagonista da oficina. “Nossa sugestão é que o professor acompanhe a aplicação em detalhes de nossas atividades, na sala de aula com seus alunos. Para isso mantemos durante todo o período do curso um diálogo próximo tanto com professores quanto com alunos”, explica a professora Elysandra. “Após a aplicação do Cecília os professores são encorajados a se apropriar de todo o material e replicar para os demais estudantes da escola.”

#CecíliaEmCasa

Em primeiro lugar, os alunos da turma participante são inseridos em um grupo na plataforma Discord para interagir com os monitores do projeto. Diariamente, os monitores lançam desafios e orientam os participantes na realização de pequenos experimentos científicos. E, por fim, os alunos relatam sua experiência por meio de um painel digital.

O início da primeira turma ocorrerá no dia 6 de março. Entre os temas que serão estudados estão Nossa Casa – O Sistema Solar; Rosa dos Ventos e o Céu do Brasil; Geomagnetismo e Bússola Caseira; Efeito Estufa, Poluição do Ar e Meio Ambiente; Formação das Nuvens e Previsão do Tempo, entre outros. Informações e inscrições no site do projeto.

O Céu em Movimento

O IAG também reabre, a partir de 1º de fevereiro, a agenda do programa Atendimento Astronômico para escolas, que oferece sessões virtuais sobre temas da área de astronomia e esclarecimento de dúvidas ao vivo com os monitores, que são estudantes de graduação e de pós-graduação da USP. O atendimento é oferecido remotamente às terças e quintas-feiras, sempre no período da tarde (das 15h às 17h). São atendidas turmas a partir do 4º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. O agendamento é obrigatório e deve ser feito pela escola utilizando o formulário digital. As solicitações serão atendidas por ordem de chegada, de acordo com a disponibilidade de vagas.

“O principal objetivo desta atividade é disseminar na sociedade conhecimentos que fundamentam a astronomia e a astrofísica contemporânea”, conta Reinaldo Santos de Lima, professor do Departamento de Astronomia do IAG e coordenador do programa. “Procuramos ressaltar o caráter observacional da astronomia, através da exposição de dados e imagens obtidos com instrumentos modernos, e sem esconder as incertezas inerentes do conhecimento científico em constante construção e revisão. Desta forma, os atendimentos procuram contribuir com as escolas participantes através do conteúdo de Ciências.”

Foto: Freepik

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Animações e palestras

Para estudantes do 4º e 5º fundamental I são produzidas palestras em animações enquanto as demais são em formato de palestras com monitores do projeto. São oferecidas quatro opções de temas para cada grupo escolar: as animações Observando o céu; Sistema Terra-Lua-Sol, O céu em movimento e O lugar da Terra no Universo; e as palestras Como observar o céu, O Sistema Solar, Via Láctea e outras galáxias e A origem do Universo. O programa é gratuito, mas as escolas devem possuir estrutura para a exibição da transmissão ao vivo. Os estudantes também podem acessar a palestra diretamente em seus dispositivos, caso a palestra não seja realizada em horário de aula. Os participantes enviam suas dúvidas e comentários pelo chat da transmissão. Informações no neste link.

“Alguns dos temas de vídeos e as discussões que se seguem permitem aprofundar conteúdos que os visitantes possivelmente já tenham tido ou ainda terão contato em sala de aula, como a gravitação, o movimento aparente dos astros e a origem das estações do ano”, explica o professor. “Outros temas dão a oportunidade de introduzirmos conhecimentos sobre o funcionamento do Universo menos abordados nas escolas, como a origem dos elementos químicos, o ciclo de ‘vida’ das estrelas no meio interestelar, a estrutura das diferentes classes de galáxias, a composição material e energética do Universo e sua evolução.”

Histórico

O programa de atendimento às escolas do Departamento de Astronomia teve início em 1978, quando o IAG ainda era sediado no atual Parque Cientec. Desde 2020, o Atendimento Astronômico vem sendo realizado de forma virtual, alcançando escolas de todo o Brasil. Em 2022, foram atendidas 170 turmas de escolas localizadas em 18 Estados brasileiros.

De acordo com Reinaldo, a ideia de ampliar o público e o alcance geográfico das atividades de extensão do IAG através da internet já existia antes do início da pandemia de covid-19, e o resultado da mudança foi muito positivo. “Quando esta atividade passou a ser oferecida no formato virtual, pudemos contemplar turmas maiores e ao mesmo tempo verificamos um crescente aumento da demanda. Acreditamos que isto se deve tanto pela satisfação do público com a atividade neste novo formato, quanto pela facilidade de acesso, que incluiu escolas distantes e aquelas que teriam dificuldades de organizar o transporte dos alunos”, avalia.

Além disso, o professor adianta que, a partir de março, acontecerá o retorno presencial do programa de palestras Astronomia para Todos, para aqueles que residam na região de São Paulo. “Reconhecemos a importância das escolas e de toda a sociedade terem acesso direto ao instituto através de visitas físicas, para que possam conhecer as instalações, equipamentos de pesquisa e de desenvolvimento de tecnologia, conversar com pesquisadores”, diz o professor. “O Astronomia para Todos dá a todo o público interessado a oportunidade de visitar o IAG, assistir palestras ao vivo de pesquisadores e ainda ter a experiência de participar de uma sessão de observação do céu.”
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Texto adaptado de Luciana H. Y. Silveira, do Apoio Institucional do IAG


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