.
O padre Júlio Lancellotti é o convidado especial da estreia da terceira temporada do podcast Saúde É Pública, iniciativa da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Ele foi escolhido para abrir uma série sobre o tema da fome por seu relevante papel social com pessoas em situação de rua e traz suas impressões sobre a fome nas ruas de São Paulo e o cenário político vivido atualmente no País.
A equipe visitou o padre em na paróquia São Miguel Arcanjo, localizada no Belenzinho, Zona Leste da capital paulista, um dia após a publicação no Diário Oficial da Lei 14.189 – conhecida como Lei Padre Júlio Lancellotti. A lei proíbe o emprego da chamada arquitetura hostil, ou seja, construções criadas para afastar pessoas de certos espaços de uso público, dificultando o acesso, por exemplo, de idosos, crianças e principalmente pessoas em situação de rua.
Arquitetura hostil, aporofobia (ou ódio aos pobres), fome e política atual são alguns dos temas tratados na entrevista com o padre Júlio.
No mesmo episódio, a professora Dirce Maria Lobo Marchioni, do Departamento de Nutrição da FSP, apresenta os detalhes do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Combate à Fome, um importante centro avançado de pesquisa que será sediado na USP. Em seguida, o professor Ricardo Abramovay, novo titular da Cátedra Josué de Castro, faz uma reflexão sobre políticas públicas voltadas ao grave problema da fome no País.
Clique no player abaixo para ouvir a entrevista na íntegra:
Os próximos episódios sobre o tema da fome vão abordar vacinas, saúde mental e outros sugeridos pelos ouvintes. É possível acompanhar o podcast Saúde É Pública em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e Youtube.
.
Texto adaptado da Assessoria de Comunicação da FSP