Pesquisadora da USP é nova integrante da comunidade Sigma Xi de excelência em pesquisa científica

Pesquisadora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP foi reconhecida por pesquisa sobre a resistência antimicrobiana no leite de tanque de rebanhos leiteiros

 06/02/2024 - Publicado há 6 meses
Pesquisadora Josisleine Recalde Allaion foi eleita por indicação pelos seus pares, com base em conquistas notáveis ou potencial de pesquisa – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.
Mestre em Ciência dos Alimentos e doutoranda da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, Josisleine Recalde Allaion foi eleita membro titular da Sigma Xi, The Scientific Research Honor Society, instituição com 100 mil membros, incluindo mais de 200 ganhadores do Prêmio Nobel, que reconhece pesquisadores em todo o mundo pela excelência científica.

O anúncio foi realizado no final de 2023 e a eleição ocorreu por meio de indicação pelos seus pares, com base em conquistas notáveis ou potencial de pesquisa. “Estou entusiasmada por me tornar parte desta comunidade distinta e dedicada à excelência na pesquisa científica, e ansiosa para contribuir ativamente e aprender com essa ilustre comunidade”, destacou Josisleine, para quem a indicação é motivo de grande felicidade e reflete o reconhecimento de seu trabalho por parte dos colegas, o que torna a honra ainda mais significativa.

Josisleine conduz a pesquisa Avaliação do Efeito do Tratamento Seletivo de Mastite Clínica Sobre a Resistência Antimicrobiana de Patógenos Isolados do Leite de Tanque de Rebanhos Leiteiros, que tem como objetivos avaliar a correlação entre a implementação da Cultura Microbiológica na Fazenda (CMF) e a ocorrência de Resistência Antimicrobiana (RAM) em bactérias patogênicas presentes no leite de tanque.

A pesquisa aborda preocupações cruciais de saúde pública relacionadas à Resistência Antimicrobiana (RAM) e está alinhada a práticas que podem resultar em benefícios econômicos substanciais. A preservação da eficácia dos antimicrobianos é essencial para garantir a saúde contínua dos rebanhos leiteiros, a qualidade do leite produzido e, consequentemente, a segurança dos alimentos. Para a pesquisadora, essa abordagem proativa desempenha um papel significativo na promoção da sustentabilidade da indústria leiteira e na preservação da saúde pública a longo prazo.

O trabalho está sendo conduzido no Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite (Qualileite), com orientação dos professores Marcos Veiga, do Departamento de Nutrição Animal (VNP) e Marcelo Labruna, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS), ambos da FMVZ.

Sobre a Sigma Xi

Fundada em 1886, na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, a Sigma Xi atualmente está sediada na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. É uma sociedade sem fins lucrativos, que auxilia na integração das diversas áreas do conhecimento e na divulgação científica realizada por meio da revista American Scientist. Também atua captando recursos para financiamento de projetos, principalmente focado em jovens pesquisadores, e patrocina uma variedade de programas de apoio à ética em pesquisa, ensino de ciências e engenharia, a compreensão pública da ciência e na cooperação internacional.

Saiba mais sobre a Sigma Xi neste link.

.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação da FMVZ


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.