Olha o passarinho! Encontro na USP promove observação de aves e explica papel dessas espécies

“Encontro Brasileiro de Observação de Aves, Avistar Brasil” ocorrerá de 17 a 19 de maio no campus da USP na capital paulista, incluindo congresso, encontros, feira, exposições, lançamentos de livros e várias atividades

Publicado: 10/04/2024
Evento na USP promove atividades de observação de aves – Fotos: José Motta/IB-USP e Governo do Estado de SP

.
As aves desempenham um papel fundamental na polinização de flores e frutas, controlam as populações de insetos e outros animais, e são indicadores importantes da saúde do ecossistema. Além disso, são seres vivos, de valor estético incontestável, com suas plumagens exóticas e cantos. Para despertar a sensibilidade para a beleza e diversidade das aves, promover a prática e a conservação ambiental, além de criar oportunidades para a comunicação da ciência, será realizado o Avistar 2024 – Encontro Brasileiro de Observação de Aves, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto de Biociências (IB) da USP e da Prefeitura do Campus USP da Capital. São encontros, oficinas, feira, exposições, lançamento de livros e inúmeras atividades, que ocorrerão de 17 a 19 de maio, na Praça do Relógio da USP, no bairro do Butantã. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.

O Congresso reúne palestras e oficinas sobre observação, fotografia, ciência-cidadã, turismo, conversação e outros aspectos sobre aves e vida silvestre. Os temas vão abordar a observação de aves, ornitologia, ecologia, zoologia, conservação, turismo, ciência cidadã e natureza em geral.  Conheça os palestrantes clicando aqui.

Também serão promovidas caminhadas de observação, as chamadas “passarinhadas”, em São Paulo e entorno, oferecidas tanto para adultos quanto para crianças, além de oficinas. Já a Feira Avistar reúne expositores de todo o Brasil e América Latina para promover e apresentar seus destinos, operadoras e outras formas de produção artística e cultural relacionadas às aves e natureza.

Edição anterior da Avistar – Foto: Wikimedia Commons

.
Birding nacional

Segundo matéria publicada no portal Turismo Spot, a observação de aves é uma das atividades de lazer praticadas ao ar livre que mais crescem no mundo, e o Brasil é um dos mais importantes locais para observação de aves, possuindo 1.971 espécies de aves conhecidas. “Nosso país é o terceiro colocado no ranking mundial, ficando atrás apenas de Peru e Colômbia. No cenário nacional, privilegiado por sua rica biodiversidade e relevo acidentado, o Estado de Minas Gerais abriga três biomas – Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica – e apresenta aproximadamente 40% de toda a avifauna nacional. Não é surpresa que seja um dos destinos mais procurados por observadores de aves tanto brasileiros quanto estrangeiros”, afirmam os editores.

Ainda segundo a publicação, na edição 2023 do Avistar Brasil, Encontro Brasileiro de Observação de Aves, foram mais de 8 mil visitantes e cerca de 70% desse público estava participando pela primeira vez. “Além disso, 80% das pessoas tinham interesse em descobrir novos destinos para viajar. Esse é certamente um grande momento para o birding nacional. Precisamos aproveitar para capacitar e qualificar os profissionais e alavancar o surgimento de novos atrativos e destinos”.

Clique no player abaixo e confira o vídeo promocional do Avistar 2024:

+ Mais

Novo site apresenta a reserva florestal do campus da USP em São Paulo

Avistar 2024 – Encontro Brasileiro de Observação de Aves
Data: 17 a 19 de maio, em vários horários
Local: Campus da USP em São Paulo, na Praça do Relógio, Av. Professor Mello Moraes, 1.651, bairro do Butantã
Inscrições gratuitas neste link, mas doações de qualquer valor serão bem-vindas
Mais informações no site: https://www.avistar2024.com.br ou no Instagram do evento