Oficina on-line ensina noções de programação dentro de uma estação espacial

Gratuita, atividade é destinada a qualquer aluno da educação básica que queira entender e colocar em prática conceitos de programação de forma interativa e imersiva

 25/11/2020 - Publicado há 4 anos
Para ensinar programação, robô Mark guia os estudantes dentro da estação espacial – Foto: Divulgação/ICMC

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Estudantes do ensino fundamental ou médio podem conhecer conceitos de programação durante uma atividade on-line realizada dentro de uma estação espacial virtual. Os participantes utilizarão um aplicativo para resolver um desafio: programar os movimentos de Mark, robô que é responsável pela estação de treinamento em programação no espaço. Ele também será o guia dos estudantes nessa jornada de aprendizado.

A oficina é oferecida gratuitamente pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Para participar, basta escolher um dos três dias disponíveis: 27 e 28 de novembro ou 2 de dezembro e fazer a inscrição pelo formulário disponível neste link, seguir as instruções e solicitar que um responsável autorize sua participação.  A atividade acontece sempre às 14 horas e todos os alunos e alunas que participarem receberão um certificado.

Para levar os estudantes a mergulharem no mundo da estação, o responsável por ministrar a oficina, Gustavo Martins Nunes Avellar, criou um aplicativo educacional em realidade virtual imersiva, especialmente para dispositivos móveis, chamado Estação Espacial em Realidade Virtual para Treinamento em Programação (SSPOT-VR). A programação que o estudante realiza dentro desse mundo virtual é realizada por meio da montagem de cubos que representam comandos de programação.

O aplicativo é um dos resultados da pesquisa de mestrado de Gustavo, que é aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional do ICMC. Orientado pela professora Ellen Francine, ele criou a solução para estimular o ensino e a prática de conceitos de programação. Agora, por meio das oficinas que serão realizadas com os estudantes, o mestrando avaliará o aplicativo e testará se, efetivamente, a solução desenvolvida influencia positivamente o aprendizado.

“Antes do dia da oficina, é muito importante que os estudantes tenham instalado o aplicativo SSPOT-VR no celular. O que vai definir se o aparelho é compatível com o SSPOT-VR é a presença de acelerômetro e giroscópio no celular, dois sensores essenciais para a realidade virtual”, explica Gustavo. Ele preparou um material especial para orientar estudantes e responsáveis a testarem a compatibilidade dos celulares que serão utilizados nas atividades e ajudá-los a instalar o aplicativo: icmc.usp.br/e/642b4.

“Durante a oficina, todos nós estaremos em uma chamada on-line, em que compartilho a tela do meu computador, vídeo e voz. Os estudantes podem participar dessa chamada por meio de um computador e utilizar o celular só para o SSPOT-VR ou participar da chamada pelo celular e utilizar o mesmo celular para o SSPOT-VR”, conta o mestrando. “Eu recomendo que os estudantes que possuem computador entrem na chamada de vídeo pelo computador e deixem o celular só para o SSPOT-VR”, acrescenta.

No final da oficina, os participantes são convidados a preencher um formulário em que vão expor a opinião sobre o aplicativo de forma anônima. Nesse momento, os estudantes também receberão uma tarefa para ser entregue depois: escrever um algoritmo.
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Ministrada por Gustavo, a oficina tem o apoio do Grupo de Alunas de Ciências Exatas (GRACE), que é coordenado pela professora Kalinka Castelo Branco. Para ampliar a participação de estudantes da rede pública estadual na atividade, a professora entrou em contato com a Diretoria de Ensino de São Carlos. No total, 12 coordenadores das escolas da região manifestaram interesse em disponibilizar a oficina aos estudantes.

 

Oficina gratuita: Estação Espacial em Realidade Virtual para Treinamento em Programação
27 e 28 de novembro ou 2 de dezembro
Horário: sempre às 14 horas
Requisitos: possuir celular compatível com o aplicativo que será utilizado na oficina (SSPOT-VR)
Inscrições até 2 de dezembro: icmc.usp.br/e/c69cf
Autorização de participação (para os responsáveis): icmc.usp.br/e/ceb83
Material com orientações: icmc.usp.br/e/642b4

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Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC-USP


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