Nova versão tem foco no usuário e em melhorar sua experiência - Arte sobre foto / Freepik

Nova versão de aplicativo do "Jornal da USP" traz notícias em texto, áudio e vídeo

Podcasts, canal no YouTube e todo o conteúdo do site podem ser acompanhados através de app gratuito disponível para Android e iOS

24/11/2020

Herika Dias

Mais do que um site relacionado à Universidade, o Jornal da USP é um portal completo com informações, análises e debates sobre os fatos e notícias de interesse da sociedade, com grande destaque para a ciência. Desde 2016, o público pode acompanhar o conteúdo através do aplicativo de celular disponível para os sistemas Android e iOS. Agora, em novembro, o app ganha uma nova versão que inclui a produção de podcasts, vídeos do Canal USP no YouTube e as colunas diárias de especialistas da Universidade na Rádio USP.

O aplicativo é uma parceria entre a Superintendência de Comunicação Social (SCS), responsável pelo Jornal da USP, e a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). “Essa nova versão tem uma interface totalmente redesenhada, o foco é no usuário e em melhorar sua experiência. No caso dos podcasts, por exemplo, é possível baixá-los e ouvir quando quiser”, explica o professor da Escola Politécnica (Poli) da USP Jun Okamoto Jr., assistente da STI e responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.

A divulgação do conhecimento gerado na Universidade tem atraído cada vez mais a atenção do público. “O novo aplicativo do Jornal da USP é mais um passo para ampliar a sua audiência, que  cresce seguidamente. Atualmente, já temos 2,3 milhões de visitantes mensais. Em breve, teremos mais novidades. Agradeço o apoio da STI”, disse o superintendente da SCS, Luiz Roberto Serrano. 

A diretora de redação do Jornal da USP, Marcia Blasques, destaca que, nos últimos anos, a produção do site se diversificou muito. “Cada vez mais investimos em conteúdos de áudio e vídeo, além de textos, fotos e infografias. A nova versão do aplicativo reflete essa realidade, organiza melhor os diversos produtos que oferecemos, e torna mais fácil para nosso público acompanhar tudo isso”.

De cima para baixo: Jun Okamoto, da STI, Luiz Roberto Serrano, superintendente da SCS e Marcia Blasques, diretora de redação do Jornal da USP - Fotos: arquivo pessoal / USP Imagens

O que você encontra no app Jornal da USP

Ele está dividido em quatro seções. De qualquer lugar do mundo, é possível acompanhar a programação diária da Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto por meio de streaming. Além do jornalismo e programas musicais, a nova versão do aplicativo traz 27 colunas sobre ciência, esporte, política nacional e internacional, cultura, saúde, entre outros temas. Os colunistas são professores da USP e especialistas nas áreas.

Tela principal do menu Rádio USP

Tela de uma das colunistas

Outra seção são os podcasts. São 17 produções regulares publicadas pela equipe do Jornal da USP e parceiros. Um deles é o Ciência USP, dedicado às descobertas, debates e novidades científicas. Outro exemplo é o Momento Cidade, que discute problemas, avanços e o futuro do município de São Paulo. Os episódios podem ser baixados para serem ouvidos off-line.

Tela dos últimos episódios dos podcasts

Tela principal de um dos podcasts

Tela de um episódio de podcast

Para quem prefere vídeos, o app tem a seção do Canal USP no YouTube. São mais de 4 mil vídeos com a produção científica, acadêmica e cultural da Universidade. Toda semana há novidades: desde reportagens, aulas e palestras com professores da USP até concertos das três orquestras mantidas pela instituição.

Tela principal do menu vídeos

A última seção é do portal do Jornal da USP que busca ampliar a divulgação do conhecimento gerado na Universidade em forma de vídeos, áudios, textos, infográficos e imagens. O portal publica pesquisas científicas, atividades culturais, o dia a dia universitário, além de trazer a análise de especialistas sobre temas de interesse da sociedade, seja em forma de artigos ou entrevistas. São quase 25 publicações diárias. Em março deste ano, o portal bateu o recorde de acessos com quase 3,5 milhões de pageviews.

As informações se concentram em sete grandes áreas: Ciências ( produção científica – em todas as áreas do conhecimento – realizada pela USP, e seus desdobramentos), Cultura  (produção cultural e artística na Universidade), Atualidades (especialistas da USP para esclarecer, dar seu ponto de vista e mesmo explicar questões em debate na sociedade), Universidade (assuntos sobre o cotidiano universitário que englobam desde o vestibular a projetos de atendimento à comunidade), Institucional (divulgação de portarias, decisões e determinações da Reitoria, entre outros temas da política da USP), Tecnologia e Educação.

Tela inicial do aplicativo

Para baixar o aplicativo do Jornal da USP, basta buscar por “Jornal da USP” nas lojas de aplicativos do seu celular.
Ele está disponível gratuitamente nos sistemas operacionais Android e iOS. Clique nos botões para baixar: