O que é posse responsável? Livro ensina para crianças o que fazer ao adotar um pet

A obra “Totó em: uma família para chamar de sua”, de autoria de pesquisadora da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, tem caráter didático, é dirigida ao público infantil e já está disponível on-line gratuitamente

 24/08/2023 - Publicado há 8 meses
Livro aborda o tema da posse responsável de pets com linguagem para crianças – Foto: Divulgação/FMVZ

.
João e Ana estão brincando num parque quando encontram um cachorrinho assustado. Ao chamarem os pais, descobrem que precisam se aproximar com calma e deixar que ele sinta o cheiro, para só depois fazerem carinho, sempre com movimentos suaves. Depois de tentarem encontrar o dono, em vão, levam o cachorro a um veterinário, com a intenção de adotá-lo. Sem nenhuma identificação, e depois da médica veterinária verificar a inexistência de um chip, eles dão um nome para o recém-membro da família: Totó. 

O livro Totó em: uma família para chamar de sua, com autoria de Evelise Oliveira Telles, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, foi produzido no âmbito do programa Aprender na Comunidade e Projeto Santuário (FMVZ), e está disponível para download gratuito no Portal de Livros Abertos da USP neste link. É uma obra infantil, de caráter educativo, que tem como objetivo apresentar informações sobre animais de estimação, guarda responsável, bem-estar animal e o papel dos tutores. Além disso, busca conscientizar os leitores sobre as formas de prevenção de doenças, tratamento médico e atuação do médico veterinário do ponto de vista da medicina veterinária. 

No livro, a médica explica que é preciso dar água , sempre limpa e fresquinha, e a comida não pode ser muita nem pouca. Além disso, é preciso ter espaço e brinquedo para o cãozinho se divertir e um lugar tranquilo para descansar, protegido do sol, do frio e da chuva, além de ir com frequência ao veterinário. “Ah, e como vocês serão as pessoas mais importantes da vida dele, devem dar muito amor e carinho!”

Publicação gratuita é cheia de ilustrações para atrair leitores-mirins- Foto: Divulgação/FMVZ

.
Também lembra que os animais têm sentimentos: “Isso se chama senciência e significa que
os animais sentem emoções como medo, alegria, tristeza, ansiedade, saudade. E esse é um bom motivo para eles saírem de casa sempre acompanhados e na guia”, evitando que sejam atropelados, maltratados por outras pessoas, ou saiam machucados de brigas, e até mesmo de pegar uma doença.

Foto: Divulgação/FMVZ

A veterinária do livro ainda informa que é preciso fazer um RGA, um registro com um número que identifica o animal, colocar o chip e também uma plaquinha na coleira com o nome dele e o número de telefone do tutor. Além disso, devem ser aplicadas as vacinas, remédio contra vermes, pulgas e carrapatos. O ideal é ainda fazer a castração, que previne filhotes, e várias doenças. 

O livro Totó em: uma família para chamar de sua, com autoria de Evelise Oliveira Telles, pode ser baixado gratuitamente neste link. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.